Diário de São Paulo
Siga-nos
Crime

Astrid Fontenelle revela que filho foi vítima de racismo em viagem à BA: “Dei um esculacho severo”

Menino teria sido "confundido" por uma turista com funcionário de hotel

Astrid Fontenelle chorou no programa ao recordar ataque racista contra o filho, Gabriel - Imagem: Reprodução/TV Globo
Astrid Fontenelle chorou no programa ao recordar ataque racista contra o filho, Gabriel - Imagem: Reprodução/TV Globo

Mateus Omena Publicado em 01/08/2022, às 18h23


A apresentadora Astrid Fontenelle, 61, desabafou no programa Encontro (TV Globo), nesta segunda-feira (1), sobre um caso de injúria racial sofrida pelo filho Gabriel durante uma viagem de férias em Morro de São Paulo, em Cairu (BA).

A revelação do episódio ocorreu durante um debate sobre o ataque racista feito por uma mulher branca contra Títi e Bless, filhos dos atores Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso, e um grupo de turistas angolanos, em um restaurante, em uma praia de Portugal, no final de semana.

Astrid recordou que, na ocasião, uma mulher se aproximou de Gabriel e o "confundiu" com o funcionário do hotel. Ela disse ainda que corrigiu a mulher, e explicou que o menino não trabalhava no estabelecimento. Para a apresentadora, o fato da mulher subentender que ele era funcionário, apenas pelo fato dele ser negro, já configurava como um ato de racismo.

Em seguida, ela repreendeu a agressora e que ainda ofereceu o livro “Escravidão”, de Laurentino Gomes, para que a mulher refletisse sobre o processo de construção do racismo no Brasil.

"Eu dei um esculacho severo. Ela ficava repetindo: 'Você tá de mimimi, você está falando isso porque é famosa'. O Gabriel quando eu percebi estava estatelado parado. Aí eu pensei: 'está na hora de parar'. Aí eu mandei ela embora do lugar onde a gente estava: 'Vaza daqui, vaza!’" contou.

"Eu estudo tanto o caso que eu estava na bolsa com o livro do Laurentino Gomes, que havia acabado de sair, o 'Escravidão' (Volume 1). Aí eu ainda virei e falei: tenho um presente para senhora. Ela olhou para trás e saiu batendo perna. Não pegou o livro".

Segundo Astrid, a administração do hotel foi informada do ocorrido e garantiu a ela que se a mulher repetisse o comportamento, a polícia seria chamada. A apresentadora relatou também que após ter repreendido a mulher, chegou a se questionar se teria agido de forma errada diante da injúria sofrida pelo filho. Apesar disso, ela recebeu apoio de outras pessoas no local.

"Eu fiquei me sentindo culpada porque fui tão enérgica, gritei, berrei o descontrole. Ainda perguntei: 'Vocês acham que exagerei?'. Uma família branca que estava lá também disse: 'Você fez foi pouco'. Ela continuou na ignorância dela, muito provavelmente, ou não, pode ser que depois tenha baixado a poeira tenha refletido. Tenha me visto falar sobre o episódio, eu já falei algumas vezes, e ela tenha procurado a luz e o saber", desabafou Astrid.

Para Astrid, o fator mais doloroso do episódio foi a reação de Gabriel, que teria pedido que ela não escrevesse naquele momento nas redes sociais. Astrid divulgou o caso, mas somente horas depois do ocorrido.

"Quando acabou, o Gabriel descarregou a ansiedade dele em comida. Ele queria comer e me pediu: 'Não escreve nada agora. Espera você se acalmar'. Ele é mais sábio do que eu".

Compartilhe  

últimas notícias