Diário de São Paulo
Siga-nos
Economia

Tesla planeja cortar mais de 10% de seus funcionários; entenda

O fundador do grupo, Elon Musk, comunicou a decisão por e-mail

Tesla planeja cortar mais de 10% de seus funcionários; entenda. - Imagem: reprodução Twitter@elonmusk
Tesla planeja cortar mais de 10% de seus funcionários; entenda. - Imagem: reprodução Twitter@elonmusk

Lillia Soares Publicado em 15/04/2024, às 17h40


Nesta segunda-feira (15), a Tesla anunciou que planeja reduzir sua equipe em mais de 10% globalmente, conforme divulgado pelo site de notícias Electrek. O fundador do grupo, Elon Musk, comunicou a decisão por e-mail.

Muskexplicou que os cortes de empregos foram necessários devido ao rápido crescimento da empresa, que levou à duplicação de funções. Essa informação foi relatada pelo Electrek, um site especializado em veículos elétricos.

Não há nada que eu odeie mais, mas tenho que fazer isso", declarou. "Realizamos uma análise profunda e tomamos a decisão de reduzir nossos efetivos em mais de 10% a nível mundial", completou.

Conforme informações do portal G1, no último relatório anual, a Tesla informou que possuía aproximadamente 140 mil funcionários até o final de dezembro, o que implicaria em pelo menos 14 mil demissões.

O anúncio ocorre quase 10 dias após a empresa reportar uma queda nas entregas de carros no primeiro trimestre, em um relatório que desapontou investidores. A empresa de Musk também decidiu reduzir os preços dos veículos elétricos em resposta à competição cada vez maior e ao crescimento mais lento da demanda em alguns mercados.

No último trimestre de 2023, a Tesla perdeu sua posição de liderança no mercado de veículos elétricos para a chinesa BYD. Além disso, a fabricante, que inicialmente se concentrava em veículos de luxo, enfrenta a concorrência de carros chineses vendidos a preços mais acessíveis. 

Também vale ressaltar que no primeiro trimestre de 2024, a Tesla entregou menos veículos do que o previsto e sua produção diminuiu 1,6% em comparação com o ano anterior.

Compartilhe  

últimas notícias