O calendário de pagamentos varia conforme o mês de nascimento dos alunos, com depósitos iniciando em 27 de outubro

Gabriela Thier Publicado em 28/10/2025, às 19h40
O Ministério da Educação (MEC) anunciou que nesta terça-feira (28), será efetuado o pagamento da oitava parcela do programa Pé-de-Meia, destinado a estudantes nascidos nos meses de março e abril.
Este programa federal beneficia alunos do ensino médio matriculados em instituições públicas regulares, assim como aqueles na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), que estejam registrados no Cadastro Nacional de Programas Sociais (CadÚnico) do governo.
Para se qualificar para o auxílio, os alunos devem manter uma frequência mínima de 80% nas aulas. Segundo informações do MEC, cerca de 3,2 milhões de estudantes em escolas públicas receberão um montante de R$ 200 durante esta fase do programa, que é administrado pela Caixa Econômica Federal.
Calendário de Pagamentos
Os pagamentos referentes ao incentivo-frequência do Pé-de-Meia seguirão um cronograma estabelecido, com depósitos realizados até a próxima segunda-feira, dia 3 de novembro. As datas dos pagamentos variam conforme o mês de nascimento dos alunos:
Movimentação dos Valores
A oitava parcela da chamada Poupança do ensino médio está sendo creditada em contas poupança abertas automaticamente pela Caixa Econômica Federal em nome dos alunos. Os beneficiários têm a opção de movimentar ou retirar os valores imediatamente. Para tal, aqueles que já completaram 18 anos podem utilizar o aplicativo Caixa Tem. Os detalhes sobre os pagamentos também estão disponíveis nesse mesmo aplicativo.
Para estudantes menores de idade, a movimentação da conta requer autorização do responsável legal, podendo ser feita através do aplicativo ou diretamente em uma agência da Caixa.
Os participantes têm à disposição o aplicativo Jornada do Estudante, desenvolvido pelo MEC, onde podem verificar o status dos pagamentos, além das informações escolares e as diretrizes do programa.
Tipos de Incentivos
A Poupança do ensino médio contempla quatro categorias distintas de incentivos financeiros:
Dessa forma, ao final do ciclo do ensino médio, um aluno pode acumular até R$ 9,2 mil por meio dos incentivos financeiros-educacionais oferecidos pelo programa.
Leia também

Caso Palmeiras: Laudo do IML não aponta lesões corporais, mas Polícia Civil mantém investigação de suposto abuso infantil

Relembre a Lei Mariana Ferrer, criada após revolta com audiência do caso

Silvia Abravanel anuncia pré-candidatura e disputa vaga na Câmara pelo PSD

Anac autoriza duas novas companhias aéreas internacionais a operar no Brasil

Incêndio destrói galpão de distribuidora de autopeças na Lapa, em São Paulo

Investigação aponta retirada de câmera após morte de jovem em salto de rope jump

Homem intercepta ônibus de pacientes, viaja 85 km sob ameaça e acaba preso em Ribeirão Preto

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

Após anos calada, Bruna Marquezine quebra o silêncio e abre ferida do passado ao falar de Neymar

Carro pega fogo na Rodovia Presidente Dutra em Caçapava e mobiliza Bombeiros