Diário de São Paulo
Siga-nos
Aposentadoria

INSS: confira o calendário de pagamento antecipado do 13º deste ano

A primeira parcela será paga ainda durante o mês de maio

A informação foi revelada pela Previdência Social. Além disso, a entidade também confirmou que a liberação dos valores irá seguir o calendário de pagamentos do INSS em 2023 - Imagem: reprodução/Twitter
A informação foi revelada pela Previdência Social. Além disso, a entidade também confirmou que a liberação dos valores irá seguir o calendário de pagamentos do INSS em 2023 - Imagem: reprodução/Twitter

Thais Bueno Publicado em 05/05/2023, às 14h19


Nesta sexta-feira (05), ficou definido que os aposentados, pensionistas e demais beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) receberão a primeira parcela do 13º a partir do dia 25 deste mês de maio.

A informação foi revelada pela Previdência Social. Além disso, a entidade também confirmou que a liberação dos valores irá seguir o calendário de pagamentos do INSS em 2023.

Vale mencionar que o decreto que determinou a antecipação da gratificação natalina foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a última quinta-feira (04). Dessa forma, o governo confirmou que irá antecipar as duas parcelas do 13º em 2023 para maio e junho.

De acordo com a Folha de São Paulo, a medida de antecipação deverá beneficiar um número próximo de 30 milhões de brasileiros que recebem benefícios do INSS. Já é o quarto ano seguido que os valores são antecipados.

O pagamento do benefício será iniciado pelo INSS no dia 25 de maio, sendo a segunda parcela paga no mês seguinte, em junho. É importante destacar que existem dois calendários distintos para os beneficiários, um para aqueles que recebem até um salário mínimo e outro para os que recebem acima desse valor.

As pessoas que têm direito ao 13º são aquelas que recebe aposentadoria, pensão e auxílios. Quem não têm direito ao benefício são os segurados que ganham BPC (Benefício de Prestação Continuada) e possuem renda mensal vitalícia.

Neste mês de maio, o pagamento terá início no dia 25 para quem tem número de benefício com final 1, sem considerar o dígito, sendo que os primeiros a receber são os beneficiários que ganham um salário mínimo. Vale lembrar que o piso aumentou, na última segunda-feira (01), para R$ 1320.

Ao fim de maio, já nos primeiros dias de junho, irá começar a liberação dos valores para quem ganha acima do mínimo até o teto do INSS, de R$ 7.507,49 em 2023. As datas de pagamento para este público vão de 1 a 7 de junho.

O pagamento da segunda parcela, por sua vez, terá início no dia 26 de junho. Primeiramente, receberão os segurados com direito ao salário mínimo. Nos primeiros dias de julho, vem quem ganha valores acima disso. A data de pagamento para os segurados que ganham mais vai de 3 a 7 de julho.

Confira o calendário completo:

MAIO

Calendário de maio do INSS. Imagem: reprodução/Folha de S.Paulo
Calendário de maio do INSS. Imagem: reprodução/Folha de S.Paulo

JUNHO

Calendário de junho do INSS. Imagem: reprodução/Folha de S.Paulo
Calendário de junho do INSS. Imagem: reprodução/Folha de S.Paulo

Como fazer a consulta no INSS?

É possível saber de maneira exata quanto dinheiro você irá receber de 13º, de benefício mensal e quando esses valores irão cair em sua conta bancária através do site do INSS. O aposentado precisa ter a senha de acesso para entrar no 'Meu INSS'e conferir estes dados.

Por meio de comunicado oficial, o órgão afirmou que "o extrato de pagamento do 13º e do benefício já está disponível para todos os segurados pois a folha já foi gerada e os valores, disponibilizados". Contudo, também disseram que ainda não é possível acessar o valor provisionado na conta bancária.

Compartilhe  

últimas notícias