Diário de São Paulo
Siga-nos
DESENROLA BRASIL

Governo permite parcelamento de dívidas de até R$ 5 mil; veja como participar

Podem se inscrever nesta etapa aqueles que possuam renda de até 2 salários mínimos ou que estejam inscritos no Cadastro Único (CadÚnico)

Desenrola Brasil - Imagem: Divulgação / Governo Federal
Desenrola Brasil - Imagem: Divulgação / Governo Federal

Marina Roveda Publicado em 18/09/2023, às 08h32


O programa de renegociação de débitos "Desenrola Brasil" lançado pelo governo brasileiro está prestes a entrar em uma nova fase, direcionada para pessoas com renda de até 2 salários mínimos ou aquelas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) que possuem dívidas de até R$ 5 mil. Essa fase visa ajudar os cidadãos a renegociarem suas dívidas com descontos especiais.

Para participar, os interessados devem se inscrever no portal gov.br, pois a conta gov.br é gratuita e permite comprovar a identidade do cidadão, o que é um requisito para acessar o sistema de renegociação. Os devedores também precisarão habilitar contas de nível Prata ou Ouro.

A obtenção do nível Prata pode ser feita de três maneiras:

  1. Validando a identidade facialmente usando o aplicativo GOV.BR, onde a foto será comparada à da Carteira de Habilitação (CNH).
  2. Validando os dados pessoais através do internet banking de um banco credenciado.
  3. Validando os dados com usuário e senha do Sistema de Gestão de Acesso (SIGEPE) caso seja um servidor público federal.

Já o nível Ouro pode ser obtido através da validação facial pelo aplicativo GOV.BR, com verificação da foto nas bases da Justiça Eleitoral, ou através da validação dos dados com Certificado Digital compatível com ICP-Brasil.

Após o processo de validação, a próxima etapa do programa envolve a renegociação das dívidas, onde as empresas participantes informarão os descontos que estão dispostas a conceder aos consumidores. Os maiores descontos garantirão a participação no programa.

A abertura da plataforma para renegociação está prevista para o final do mês, quando aqueles que se encaixam nos critérios especificados poderão escolher a melhor oferta de desconto para quitar suas dívidas.

Compartilhe  

últimas notícias