Diário de São Paulo
Siga-nos
Governo Lula

Bolsa Família 2023: quem vai receber?

O programa dará continuidade ao papel de amparar a população brasileira em situação de vulnerabilidade social no próximo ano

Bolsa Família 2023: quem vai receber? - Imagem: reprodução Canal Consulta Pública
Bolsa Família 2023: quem vai receber? - Imagem: reprodução Canal Consulta Pública

Vitória Tedeschi Publicado em 20/12/2022, às 15h51


O Bolsa Família dará continuidade ao papel de amparar a população brasileira em situação de vulnerabilidade social no próximo ano, e com isso, o que muitas pessoas já querem saber é sobre o direito de receber benefício.

Assim, vale citar que existe a possibilidade de consultar quem tem direito ao Bolsa Família usando apenas o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF). Essa alternativa pode ser executada diretamente pelo site ou aplicativo do Cadastro Único (CadÚnico). 

No entanto, a consulta do Bolsa Família pelo CadÚnico ainda não está disponível. O serviço deve ser viabilizado somente quando o programa for oficializado por lei. Por ora, alguns pontos da transferência de renda foram sugeridos por meio da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) de Transição.

Bolsa Família vs. Auxílio Brasil

O Bolsa Família, toma o lugar do Auxílio Brasil em 2023, e para além dos recursos da PEC da transição, que busca liberar R$ 70 bilhões para o Bolsa Família, o governo do presidente eleito Lula (PT) terá que lidar com o inchaço do programa social em função do agravamento da precariedade social após a pandemia da covid-19, além do custo eleitoral do atual governo.

Mesmo com a aprovação da PEC, a ser analisada na terça-feira (20) na Câmara, o presidente terá pela frente o desafio de estancar uma fila de espera que ressurge, bem como calibrar novas regras para enquadramento dos beneficiários no Programa Bolsa Família.

Compartilhe  

últimas notícias