Diário de São Paulo
Siga-nos
Independência!

Banco Central lança moedas novas para comemorar 200 anos de independência; veja fotos!

Tendo valores de 2 e 5 reais, moedas novas são voltadas para colecionadores

Nova moeda de dois reais será a primeira moeda colorida em circulação - Imagem: USP Imagens/Creative Commons
Nova moeda de dois reais será a primeira moeda colorida em circulação - Imagem: USP Imagens/Creative Commons

João Perossi Publicado em 27/07/2022, às 08h08


Dia 7 de setembro se comemorará 200 anos da independência do Brasil, que era antes uma colônia de Portugal. Para celebrar o marco importante, o Banco Central do Brasil lança duas moedas comemorativas, que serão de 2 e 5 reais, para colecionadores.

A moeda de dois reais será feita de cuproníquel, com o diâmetro de 30 milímetros. A tiragem será de 10 mil, podendo chegar a 40 mil dependendo da demanda. Já a de cinco reais será feita de prata pura, com o diâmetro de 40 milímetros.

A tiragem da moeda de cinco será de 5 mil, podendo chegar a 20 mil. 

Moeda de cinco

A moeda de cinco será estampada com uma reprodução das pinturas "Sessão de Conselho do Estado", de Georgina de Albuquerque, e "Dom Pedro I: Imperador", de Sébastien Sisson. No verso, além de informar o valor, a moeda de prata carregará também a primeira estrofe do Hino da Indepenência: "Já podeis, da Pátria filhos; Ver contente a mãe gentil; Já raiou a liberdade; No horizonte do Brasil", além de uma bandeira nacional.

moeda-de-cinco
Imagem: Divulgação Banco Central

Moeda de dois

A moeda de dois reais será a primeira moeda colorida em circulação no país, com uma faixa verde e amarela no verso, além da mesma estrofe da moeda de cinco reais. A moeda comemorativa de dois também carregará uma reprodução da pintura "Independência ou Morte", de Pedro Américo.

A pintura conta como teria sido o grito de Dom Pedro I pela independência do Brasil, às margens do Rio Ipiranga.

Imagem: Divulgação Banco Central

As moedas serão vendidas exclusivamente online, pelo site do Clube da Medalha da Casa da Moeda do Brasil. A moeda de cuproníquel será vendida por R$ 34,00 enquanto a de prata sairá por R$ 420,00. As moedas virão ainda em embalagens especiais, em comemoração ao bicentenário da Independência.

Na internet, usuários criticaram a moeda por seu teor excessivamente ufanista, além de estampar as cores expropriadas pelo bolsonarismo. O preço das moedas também deixa claro que a venda delas será voltada para colecionadores, e dificilmente serão utilizadas no dia a dia.

Compartilhe  

últimas notícias