O colecionador tinha mais de 8 mil obras de arte
Publicado em 14/07/2022, às 18h18 Vitória Tedeschi
O colecionador Gilberto Chateaubriand, dono de mais de 8 mil obras de arte e um dos principais representantes do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, o MAM, morreu nesta quinta-feira aos 97 anos por causas naturais, em Porto Ferreira (SP).
Um dos maiores colecionadores de arte do país e filho do jornalista Assis Chateaubriand, mais conhecido como Chatô, que marcou a história do rádio brasileiro e foi o fundador do Masp, Gilberto deixou um filho.
Carlos Alberto Gouvêa Chateaubriand está finalizando a construção de um instituto cultural batizado com o nome do pai e que terá pelo menos 630 quadros e esculturas, sendo 500 de artistas contemporâneos, hoje no MAM, e mais de 130 de pintores do século XX.
Ele morreu enquanto dormia, em sua fazenda Rio Corrente, a 227 km da capital paulista e foi encontrado por uma neta que estava no local. O corpo será transferido para o Rio de Janeiro, onde será enterrado no cemitério São João Batista, no Botafogo. Ainda não há informações sobre a data do velório e do enterro.
Nascido em Paris em 1925, Gilberto Francisco Renato Allard Chateubriand Bandeira de Mello era notório conhecedor das artes plásticas e seu acervo, que continha trabalhos dos maiores artistas brasileiros, chegou até a virar um livro em 2012.
Entre os nomes de seu acervo estão: Segall, Guinard, Candido Portinari, Iberê Camargo, Lygia Pape, Lygia Clark e Hélio Oiticica. Contando com obras como o "Urutu" (1928), de Tarsila do Amaral, "O farol" e "A japonesa", de Anita Malfatti.
Leia também
Novo valor do Auxilio Brasil começa a ser pago hoje; confira o calendário e saiba quando você irá receber
Os debates entre Lula e Bolsonaro serão imperdíveis
Simaria vive romance com ex-presidiário acusado de espancar mulher; descubra quem é
IMAGENS FORTES! Vídeo choca ao mostrar estado da vítima após acidente causado por Bruno Krupp
Em live, Caetano Veloso confirma que já teve casos com homens: 'Fugazes'
"Rainha dos Cravos" perde milhares de dólares após YouTube considerar vídeos inapropriados
Vídeo de menino de 9 anos dirigindo em alta velocidade em rodovia viraliza na internet; assista
Kaka Diniz, marido de Simone, rebate boatos sobre caso com Simaria
Ao vivo, Luiz Bacci dá notícia inesperada e repórter se emociona; veja vídeo
Anne Heche está em coma e em estado ‘extremamente crítico’ após acidente de carro