Diário de São Paulo
Siga-nos

Você votaria em Sérgio Moro?

Por Kleber Carrilho

kleber carrilho
kleber carrilho

Redação Publicado em 13/11/2021, às 00h00 - Atualizado às 09h54


Você votaria em Sérgio Moro?

Por Kleber Carrilho

Sérgio Moro será lembrado pela História, disso não tenho dúvidas. Porém, é difícil ainda saber como. Tudo depende de como ele será aceito (ou não) em 2022. Qual cargo vai disputar, quem estará com ele, como vai ser a explicação sobre a atuação na Lava Jato?

A princípio, segundo seus entusiastas, ele é um candidato a presidente com potencial. Duvido, principalmente porque falta a ele agora o que sempre faltou: capacidade de conversar. Por mais que haja boa intenção em parte das pessoas que o apoiam, o partido ainda não tem uma linha definida, nem uma cobertura competente nos cantos do país. E, assim, Moro não terá a possibilidade de visitar muitos lugares para falar frente a frente com o eleitorado.

No Podemos, ainda há bolsonaristas. E, por mais que haja um movimento para afastá-los, eles ainda fazem barulho. Então, começar com um partido que ainda não tem um caminho definido para 2022 já é um desafio. Afinal, por que os parlamentares da base de Bolsonaro o abandonariam em um ano eleitoral, quando os benefícios da máquina pública ficam ainda mais interessantes?

Outra questão é discursiva. Porque, no final das contas, ninguém sabe muito bem como pensa o ex-ministro. Ele é conservador? É liberal? Qual é o projeto dele para educação, meio ambiente, saúde? Quem são as pessoas que estão próximas para ajudá-lo a pensar em tudo isso?

Se der tempo para que ele construa alguns bons discursos sobre o futuro, ainda vão pairar outras dúvidas sobre o passado. Por que ele atuou da forma que atuou nos julgamentos que liderou? Ele era estimulado por alguém a perseguir o ex-presidente Lula? Ou fez aquilo somente pelo que acreditava? E sobre o governo Bolsonaro? Por que aceitou o ministério? Ele acreditava que um defensor da ditadura tinha mudado? Ou quis ficar na cadeira apenas como um estágio para o STF?

São muitas perguntas, muitas dúvidas. E não acredito que haja um planejamento claro para começar a respondê-las. Talvez sobre para ele a possibilidade de ser vice do Doria, ou candidato a senador por São Paulo, já que o Paraná é terra de Álvaro Dias.

Porém, de todas as dúvidas, a principal é: você votaria nele?

Kleber Carrilho é professor, analista político e doutor em Comunicação Social 
Instagram: @KleberCarrilho
Facebook.com/KleberCarrilho
Compartilhe  

Tags

últimas notícias