Diário de São Paulo
Siga-nos

OABSP – SOU AMARELO – CAIO/2021: APOIO E RECONHECIMENTO

Por Ricardo Sayeg

OABSP – SOU AMARELO – CAIO/2021: APOIO E RECONHECIMENTO
OABSP – SOU AMARELO – CAIO/2021: APOIO E RECONHECIMENTO

Redação Publicado em 02/11/2021, às 00h00 - Atualizado às 06h21


Por Ricardo Sayeg

OABSP – SOU AMARELO – CAIO/2021: APOIO E RECONHECIMENTO

Preocupado com os dias difíceis que estão por vir, assim como, tendo acompanhado a postura e realizações da atual gestão da nossa OABSP, o seu Presidente Caio Augusto Silva dos Santos destaca-se por sua conduta democrática, competente e transparente.

Filho do Interior de São Paulo, da Cidade de Bauru, graduou-se em Direito, em 1996, pelo tradicional Instituto Toledo de Ensino, escola de grandes nomes das letras jurídicas.

Estudioso e constitucionalista, com explícita preocupação ambiental, técnica e racional, em 2005, conquistou o título de Mestre em Direito Constitucional, também pela Toledo, tendo defendido “Da elisão da responsabilidade objetiva na esfera administrativa em matéria ambiental”, cujo orientador foi o Professor Livre-Docente Vidal Serrano, atual Diretor da poderosa Faculdade de Direito da PUCSP.

Com um histórico de compromisso institucional, de defesa da advocacia e dedicação à OAB, Caio Augusto foi Presidente da Subseção de Bauru, Secretário Geral da Seccional Paulista e, em 2018, ganhou as eleições para a Presidência de nossa entidade para o triênio de 2019-2021.

O Presidente Caio tem como fundamento que a valorização da advocacia não depende de localização geográfica ou de conta bancária. Com diálogo e respeito à heterogeneidade, ele entende que iremos em frente na edificação de uma advocacia ainda mais forte e de uma sociedade livre, justa e solidária.

Este fundamento define o traço marcante do Presidente Caio, que é a dignidade fraterna e ausência de soberba, que ilumina a toda advocacia indistintamente, independentemente da condição financeira ou visibilidade profissional.

A atual gestão não mais permite que uma certa meia dúzia de advogados se autoproclamem os titãs da advocacia, como se as centenas de milhares dos demais colegas nada significassem e fossem de extrato profissional inferior. Isto com o Presidente Caio é impensável.

Pelo contrário, ele é a prova viva do sonho da advocacia, de que com honestidade, estudo e trabalho é possível chegar aonde nosso sonho nos levar.

Engajado com o combate à corrupção e com a governança da Seccional, o Presidente Caio, ineditamente, instituiu o Portal da Transparência.

Promoveu a reestruturação tecnológica da OABSP, medida que se tornou urgente face à pandemia, tendo reequipado cerca de 1000 espaços em todo o Estado.

Mesmo diante da maior corrente inflacionária desde o Plano Real, a anuidade que os advogados pagam à Seccional não sofreu reajustes na presente administração.

A cobrança da anuidade das sociedades de advogados foi extinta.

As advogadas passaram a ter isenção da anuidade no ano em que se tornam mães.

Foi nesta gestão do Presidente Caio que se efetivou a criminalização da violação às prerrogativas dos advogados, tendo havido decisiva e determinante ação de nossa seccional.

Enfim, o Presidente Caio teve uma gestão irretocável. Problemas apareceram, como sempre em qualquer gestão, contudo foram enfrentados e resolvidos de frente.

Agora, neste ano de 2021, Caio Augusto vem para a reeleição, prestando contas e apresentando a proposta de aprofundamento destas ações institucionais na OABSP.

Sob a identidade visual do amarelo, o Presidente Caio vem com tudo e respaldado pela advocacia em todo o Estado de São Paulo.

Amarelo significa ouro e prosperidade. Assim, vejo a gestão 2022-2024, da OABSP, que está por vir sob a presidência do Doutor Caio Augusto.

É como voto!

_________________

Ricardo Sayeg: Advogado. Professor Livre-Docente de Direito Econômico da PUCSP. Diretor do PPGD e Professor Titular de Direito Quântico Empresarial da Universidade Nove de Julho. Presidente do Tribunal Eleitoral Maçônico do GOSP. Presidente da Comissão Nacional Cristã de Direitos Humanos do FENASP.
Compartilhe  

Tags

últimas notícias