Diário de São Paulo
Siga-nos
Fraude

Golpistas enviam e-mails falsos em nome da Anvisa

As mensagens citam ‘Procedimento Operacional Padrão’ e pagamentos

As mensagens citam ‘Procedimento Operacional Padrão’ e pagamentos - Imagem: Reprodução  / Governo Federal
As mensagens citam ‘Procedimento Operacional Padrão’ e pagamentos - Imagem: Reprodução / Governo Federal

Gabriela Thier Publicado em 19/08/2024, às 14h53


Relatos de recebimento de e-mails fraudulentos enviados para empresas em nome da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) soaram um alerta para a instituição, que teve que se pronunciar sobre os casos.
A entidade afirmou em nota que foram relatados casos em que as mensagens golpistas exigiam pagamentos justificados como “Procedimento Operacional Padrão”, o remetente seria ‘[email protected]’ e apresentaria diferentes números de vistorias.
A Anvisa informa em nota que:  “Esses e-mails não pertencem à agência, caracterizando, portanto, tentativa de fraude. Trata-se de ataque de e-mail spoofing, ou seja, uma técnica usada por hackers para se passar por outra pessoa ou uma empresa legítima e roubar dados. Assim, o usuário malicioso induz o leitor a pensar que o e-mail veio de uma fonte confiável e o leva a clicar em algum link, compartilhar informações sensíveis ou baixar arquivos que podem causar danos.”
    Também é reforçado ao público geral que, no caso de recebimento de email, não se deve clicar em links e é importante denunciar a tentativa de golpe pelos canais oficiais de atendimento.

Compartilhe