Diário de São Paulo
Siga-nos

Irineu Castellani: Atrativos e desafios da nossa Paulicéia

A nossa gloriosa cidade de Paulicéia, que fica no oeste paulista e pertence à região de Presidente Prudente, tem enfrentado desafios no tocante à atração de

Irineu Castellani: Atrativos e desafios da nossa Paulicéia
Irineu Castellani: Atrativos e desafios da nossa Paulicéia

Redação Publicado em 15/07/2021, às 00h00 - Atualizado às 09h43


Atrativos e desafios da nossa Paulicéia

A nossa gloriosa cidade de Paulicéia, que fica no oeste paulista e pertence à região de Presidente Prudente, tem enfrentado desafios no tocante à atração de empresas nos últimos anos. Reparamos que nos últimos 15 anos tem aumentado muito o fluxo de pessoas e veículos, incluindo os municípios de Panorama, Tupi Paulista e Dracena.

Tanto é verdade que estão sendo instaladas as famigeradas praças de pedágios na Rodovia João Ribeiro de Barros, a principal via de acesso rumo à capital do Estado. Olhando essa expansão de pessoas me pergunto: porque mais empresas não se instalam por aqui? Será que os nossos prefeitos poderiam ser mais insistentes nesse ponto?

Porque, se fosse uma premissa de muito tempo para buscar empresas, com certeza já teríamos uma quantidade maior em funcionamento e gerando empregos. A Usina Caeté, instalada em Pauliceia desde o ano de 2010, é um exemplo a ser ressaltado. O empreendimento, corajoso e atuante, é fruto de uma iniciativa digna de ser aplaudida por todos.

Talvez alguns empresários ainda não tenham avaliado alguns pontos que temos de vantagens para aqueles que querem instalar sua empresa por estas bandas, temos a ponte sobre o Rio Parana que nos liga ao Mato Grosso do Sul, a questão da violência que não há igual nos grandes centros urbanos. Ao invés de gastar milhões de reais em segurança, poderiam economizar esse dinheiro investindo em mão de obra local.

Com relação à logística, há muito espaço para instalar barracões. Além de não conviver com o trânsito saturado das grandes cidades e poder desfrutar dos incentivos fiscais muitas vezes concedidos pelas prefeituras interioranas, mas algo essencial precisa ser observado pelo empresariado: disponibilidade hídrica. Com isso, o empresário tem o custo menor comparando com outros locais.

Atualmente percebe-se em Paulicéia e cidades vizinhas que existem muitas empresas que geram mão de obra, mas grande parte delas é de origem familiar. Chamamos a atenção dos empresários para olharem com outros olhos o interior, analisando os pontos favoráveis – e são muitos! –, para que venham trazendo desenvolvimento e emprego para nossa população.

Irineu Castellani de Azevedo é advogado em Paulicéia/SP

Compartilhe  

Tags

últimas notícias