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Projeto de Lei da vereadora Edir Sales que visa resgatar valores com o Ensino Religioso nas escolas paulistanas, será votado na Câmara

Edir Sales. - Imagem: Reprodução / X (twitter) - @camarasaopaulo
Edir Sales. - Imagem: Reprodução / X (twitter) - @camarasaopaulo
Agenor Duque

por Agenor Duque

Publicado em 07/06/2024, às 06h00


A Câmara Municipal de São Paulo irá votar um projeto de lei de extrema importância para a formação das futuras gerações. O Projeto de Lei 378/2024, proposto pela vereadora Edir Sales (PSD), visa instituir o ensino religioso como disciplina curricular no ensino fundamental das escolas públicas e particulares do município e oferecer uma formação baseada nos valores e princípios cristãos, fundamental para o desenvolvimento integral dos alunos.

A proposta permite à Secretaria de Educação Municipal contratar professores temporários, devidamente qualificados em teologia e outras formações religiosas, para ministrar as aulas. As despesas decorrentes serão cobertas pelas dotações orçamentárias próprias, garantindo que a implementação do ensino religioso de forma que não sobrecarregue os cofres públicos. Esse projeto tem como objetivo fundamental fortalecer as dimensões morais, éticas e espirituais dos estudantes, preparando-os para serem cidadãos exemplares, comprometidos com o mundo e com sua comunidade.

O ensino religioso, conforme previsto no artigo 33 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9394), deve respeitar a diversidade cultural religiosa do Brasil e evitar qualquer forma de doutrinação. Desde a infância, a educação religiosa tem o papel de fomentar virtudes indispensáveis para o futuro das crianças, ajudando-as a desenvolver características como respeito, empatia e honestidade. Além disso, a escola, como extensão da casa, tem a missão de fortalecer todas as dimensões do aluno, incluindo os aspectos religiosos, que são cruciais para a constituição de bons cidadãos.

A inclusão do ensino religioso nas escolas promove um ambiente harmonioso, saudável e livre de comportamentos prejudiciais, como o “bullying”, entre outros. E este projeto visa resgatar valores humanos essenciais em uma sociedade cada vez mais consumista, hedonista e egocêntrica. A educação religiosa, ao proporcionar uma base sólida de fé e moralidade, não só melhora o convívio coletivo, mas também contribui significativamente para a redução de problemas emocionais presentes e futuros, como depressão e suicídio entre os jovens, por exemplo. É importante considerar também que crianças com educação fundamentada em ensino religioso dificilmente será convencida a praticar qualquer ato de maldade contra si ou contra seus semelhantes.

Em contraste, a ideologia de esquerda, representada pelos ensinamentos de Antônio Gramsci e outros marxistas, busca doutrinar nossas crianças desde cedo. O saudoso professor e filósofo Olavo de Carvalho por muitos anos nos alertou sobre a estratégia gramsciana de dominar a cultura e as instituições educacionais com o objetivo de implantar uma visão de mundo que subverte os valores tradicionais e promove o caos moral. Por décadas, esse projeto de poder tem seinfiltrado nas escolas públicas, onde alunos são frequentemente expostos a ideologias que desprezam a religião e os princípios éticos fundamentais. Essa doutrinação tem gerado uma geração desorientada, propensa à rebelião e à violência.

Enquanto alunos de escolas que recebem uma formação alicerçada em valores religiosos, demonstram uma conduta exemplar e respeito ao próximo, aqueles educados sob o domínio da esquerda progressista e gramsciana enfrentam um ambiente escolar deteriorado. A falta de moralidade e de princípios sólidos nas escolas públicas tem levado ao aumento de comportamentos destrutivos, refletindo-se em índices alarmantes de vícios, violência, corrupção e imoralidade.

Provérbios 22:6 diz: "Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele". Este ensinamento da Palavra de Deus salienta que os valores e princípios incutidos nas crianças durante seus primeiros anos de vida se tornam a base sólida sobre a qual elas construirão suas vidas futuras. E, ao integrar o ensino religioso no currículo escolar, estamos plantando sementes de virtude e retidão que florescerão ao longo da vida dos alunos, garantindo que se tornem adultos responsáveis, empáticos e comprometidos com o bem-estar da sociedade.

Escolas que priorizam esses ensinamentos contribuem significativamente para a formação de cidadãos com boa índole e caráter firme. Por outro lado, a mistura de disciplinas curriculares com militância política e doutrinação ideológica marxista, apenas promove o caos e a degradação moral. Este projeto de lei é uma medida urgente e necessária para garantir que nossas crianças cresçam com os valores que farão delas adultos comprometidos e virtuosos.

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