Diário de São Paulo
Siga-nos

Varíola dos macacos: Ministério da Saúde anuncia suspeita de dois casos no Brasil

O governo também investiga um terceiro caso de varíola dos macacos no país que pode chegar a ser classificado como suspeito

varíola dos macacos
varíola dos macacos

Redação Publicado em 30/05/2022, às 00h00 - Atualizado às 19h56


O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira (30) que foram identificados dois casos suspeitos de varíola dos macacos no Brasil. Um deles foi localizado no Ceará e o outro em Santa Catarina.

A pasta informou que especialistas em vigilância sanitária estão monitorando os dois casos e que os pacientes estão isolados e em recuperação. Além disso, também será feita uma coleta para análise em laboratório. No entanto, o Ministério da Saúde descartou por enquanto qualquer confirmação da doença.

“Até o momento, não há casos confirmados da varíola dos macacos no Brasil. Dois casos estão em investigação nos Estados de Santa Catarina e Ceará”, declarou um representante da pasta em um comunicado oficial.

As autoridades também investigam um terceiro caso no Rio Grande do Sul, que pode ser classificado como suspeito. O paciente está recebendo atendimentos médicos e seu quadro está sob vigilância da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, que alegou que o indivíduo começou a manifestar sintomas suspeitos após retornar de uma viagem.

Sintomas

A varíola dos macacos é uma doença endêmica de países africanos, no entanto, tem se disseminado recentemente em muitos países não endêmicos, como os Estados Unidos e algumas nações europeias. Esse cenário também levanta preocupações por parte dos especialistas e autoridades de vigilância sanitária.

Segundo a Reuters, até o momento, existem mais de 200 casos confirmados ou suspeitos em pelo menos 20 países onde o vírus circulava anteriormente.

Normalmente, a varíola dos macacos manifesta-se como uma infecção viral leve e os sintomas iniciais podem ser febre, dor de cabeça, dores musculares que podem variar para inchaços nos gânglios, calafrios e exaustão.

Além desses fatores, algumas pessoas podem apresentar perda de apetite e prostração. Em pelo menos 3 dias depois do surgimento da febre, o paciente pode ter erupção cutânea, que parte do rosto e se espalha gradualmente pelo corpo.

Compartilhe  

últimas notícias