Diário de São Paulo
Siga-nos

Daiani Mistieri: Os Fatos, as Fakes e o Foco Desviado

Daiani Mistieri faz parte da Editoria Política deste jornal desde março de 2020. Formada em Jornalismo com especialização em Comunicação Social, atua há 20

Daiani Mistieri: Os Fatos, as Fakes e o Foco Desviado
Daiani Mistieri: Os Fatos, as Fakes e o Foco Desviado

Redação Publicado em 06/05/2020, às 00h00 - Atualizado às 13h35


Os Fatos, as Fakes e o Foco Desviado

Para começar minha reflexão sobre o tema proposto, defini como ponto de partida o que é mais relevante e fundamental. Vamos aos fatos!
O enorme impacto da pandemia do COVID-19, do ponto de vista de saúde, econômico e social, os dados são alarmantes.
Para a saúde podemos destacar que no Brasil temos confirmados mais de 114 mil casos, com mais de 7.920 mortes. No mundo passamos de 3.584 milhões de casos e mais de 251 mil mortes. Podemos olhar para estes números e já entender urgências necessárias. Lembrando que ainda não chegamos no já adiantado aumento da curva, aqui no Brasil estamos muito distantes deste ápice. Ao ver a situação grave de Manaus, o Lockdown em Maranhão e a situação crítica o Rio de Janeiro, fica muito claro o impacto real na saúde.
Do ponto de vista econômico, as primeiras notícias, todas, são de um efeito desastroso. Milhões de pessoas nos EUA, por exemplo, que solicitam auxílio para o governo (fato inédito), todas as economias em franco declínio (e que não temos ideia do resultado para o final do ano) e observando governos que despejam centenas de bilhões de dólares para ajudar aos que mais precisam, o cenário fica ainda mais assustador. No Brasil isso não está diferente. Assistimos impactados, milhares de cidadãos nas filas intermináveis da Caixa, sem contar nos outros milhares que não conseguem a liberação. Quem tem fome, tem urgência.
Do ponto de vista social está ainda mais clara a situação de milhões de brasileiros que perderam seus empregos ou parte das suas rendas. Famílias que negociam com escolas, aluguéis. Famílias que precisam colocar alimento nas mesas.
Isso tudo que relatei, são fatos. Fatos, importantes, urgentes, que em um momento de uma crise, requerem liderança, uma visão comum, de futuro, além deum espírito de compaixão e de esperança.
O que é Fake? Fake é viver em um momento complexo de tantas necessidades, tantas decisões que precisam ser tomadas, tantos apoios e coordenações a serem feitos, principalmente em um país como o Brasil. É fake que se precise mexer na Polícia Federal, é fake que um líder de uma nação diga sucessivamente ter provas de fraude nas eleições que o elegeram e nunca apresentá-las, que diga que irá divulgar vídeos de reuniões com o então Ministro da Justiça, que demita dois dos seus principais ministros pela única e clara razão de que estava ambos mais populares que ele. Até porque no que diz respeito à troca de Ministros da Saúde, o atual segue a mesma linha de pedido de isolamento que o anterior.
Em um momento dramático como este que estamos passando, nós precisamos lidar com fatos e realidade. Não com o que é fake elaborado para desviar foco.
Precisamos de liderança, honestidade, e, de verdade, imaginar que os brasileiros, pacientes de COVID, a imprensa, o congresso, o STF, não são contra o governo.
Não existe contra. Todos deveríamos estar a favor de uma única coisa, em como passar por isso da melhor maneira possível, ajudando pessoas com necessidades, ter compaixão pelos familiares dos mortos e focar naquilo que é fato e realidade: milhares de brasileiros estão morrendo.
Daiani Mistieri faz parte da Editoria Política deste jornal desde março de 2020. Formada em Jornalismo com especialização em Comunicação Social, atua há 20 anos com políticas públicas abrangendo setores socioambientais, com foco em sustentabilidade.

Daiani Mistieri faz parte da Editoria Política deste jornal desde março de 2020. Formada em Jornalismo com especialização em Comunicação Social, atua há 20 anos com políticas públicas abrangendo setores socioambientais, com foco em sustentabilidade.

Compartilhe  

Tags

últimas notícias