Diário de São Paulo
Siga-nos

Consultório de Rua mobiliza bairros

O Consultório de Rua já está nas ruas de Rio Preto, para realizar atendimento à população em situação de rua. A equipe do programa é formada por médico,

Consultório de Rua mobiliza bairros
Consultório de Rua mobiliza bairros

Redação Publicado em 06/07/2018, às 00h00 - Atualizado às 13h13


O Programa percorre as ruas da cidade para atender, principalmente, a população em situação de vulnerabilidade social

O Consultório de Rua já está nas ruas de Rio Preto, para realizar atendimento à população em situação de rua. A equipe do programa é formada por médico, enfermeiro e técnico de enfermagem, psicólogo, assistente social e agentes de saúde.

Além das consultas, essa população também poderá realizar testes rápidos do Programa “Fique Sabendo” (HIV/Hepatites/Sífilis) e se vacinar. Caso haja necessidade, o paciente será encaminhado aos serviços especializados do município, por meio de locomoção pelos serviços da própria Secretaria.

A aquisição dos dois veículos foi feita em 2009. No ano passado, foram 6.533 atendimentos em loteamentos não regularizados, com as equipes da Estratégia Saúde da Família e parceria de estudantes de medicina e enfermagem da Famerp, Faceres e Unilago e cursos técnicos. Já entre as equipes do Consultório de Rua foram 10.183 procedimentos
realizados em 2017 e 5.111 nos cinco primeiros meses de 2018.

Este ano, o Micro-ônibus passou por uma readequação, sendo readesivado, visando facilitar a compreensão do serviço pelos usuários e estimular o acesso da população aos serviços oferecidos. O Ônibus também receberá, em breve, o mesmo adesivo, para manter o padrão.

A Secretaria de Saúde de Rio Preto possui um Ônibus e um Micro-ônibus da Saúde que oferecem atendimento fora das Unidades de Saúde. Os serviços do Programa Consultório de Rua e da Estratégia de Saúde da Família são realizados por meio dos dois veículos.

O Programa Consultório de Rua, vinculado ao Departamento de Atenção Básica, percorre as ruas da cidade para atender, principalmente, a população em situação de vulnerabilidade social. O objetivo é levar atendimento médico a moradores de rua, usuários de drogas, proporcionando o acesso aos serviços de saúde da rede pública e até mesmo a reinserção na sociedade.

Já pela Estratégia Saúde da Família, os veículos transitam por locais de difícil
acesso, como loteamentos não regularizados, ou, ainda, locais de grande circulação
de pessoas, como praças.

Durante a realização de campanhas de saúde, sejam elas de iniciativa do poder público ou do poder privado, os Ônibus também participam, levando atendimento à população.

Compartilhe  

últimas notícias