Diário de São Paulo
Siga-nos

Atenção, passageiros do voo 2022!

Por Fernanda Trigueiro*

Fernanda Trigueiro
Fernanda Trigueiro

Redação Publicado em 03/12/2021, às 00h00 - Atualizado às 06h59


Por Fernanda Trigueiro*

Atenção, passageiros do voo 2022!

Piscamos e já é hora de apertar o cinto. Dezembro chegou. Na internet postagens sobre o fim do ano demonstram a sensação da maioria. Um alívio por ver o ano acabando e ao mesmo tempo um medo do que está por vir. Um dos memes mais compartilhado foi um que dizia que estamos vivendo uma mistura de fim de ano com fim do mundo. Nesta época geralmente reunimos a turma em festas, também tem jantares com a família, amigos secretos e vários happy hours. Se os encontros de 2020 não aconteceram pela pandemia, agora a demanda reprimida parece estar voltando. Porém, tem algo mais complicado do que dar conta de todos os eventos. Difícil mesmo é a retrospectiva que fazemos com a gente mesmo.

Este é o mês oficial do balanço da vida. Mas este dezembro parece que está mais sofrido e a bagagem mais pesada. Costumamos refletir sobre as promessas feitas no começo do ano. O que cumprimos, o que conquistamos e o que ficou só no sonho. 2021 voou e agora também não adianta se culpar pelo que ficou para trás. Deixa ir embora. Agora é hora de relaxar.

Pense que este mês também é o mês oficial das férias. E se para você não vai ter pé na estrada, lembre-se que férias remetem a recesso e a descanso. Por aqui, você é o piloto e se bom piloto é aquele que olha só para frente, faltando menos de um mês pro fim de ano não seja imprudente de acelerar para fazer o que não fez nos 360 e poucos dias que passaram.  Seja leve com você e nem ouse querer abraçar o mundo.

Pare de verdade e ouça os seus comissários de bordo que antes da decolagem quando todos estão sentados pedem a atenção dos passageiros. Confesso que eu não paro o que estou fazendo na maioria das vezes.  Mas agora peço que você se concentre. Eles dizem algo assim: “Em caso de despressurização da cabine, máscaras de oxigênio cairão automaticamente. Puxe uma das máscaras, coloque-a sobre o nariz e a boca ajustando o elástico em volta da cabeça e respire normalmente, depois auxilie as pessoas que necessitem”.

Primeiro você. Só isso. Respire aliviado. Não ache que agir assim é egoísmo. No fundo, a gente só ajuda os outros se está bem. Isso pode parecer simples, mas é mais complexo do que você imagina. Com tanta turbulência nesta viagem chamada vida, deixe este finalzinho para se cuidar e se dedicar a si mesmo. Olhe pra dentro e seja gentil com você mesmo. Você sobreviveu. Pode não ter sido como gostaria, mas você está aqui. Foi difícil mesmo. Foi pra você e para quase todo mundo.

Então, vamos tentar aliviar a barra agora, o destino desta viagem está bem próximo. Vamos deixar 2022 chegar sem nenhuma grande preocupação. Não crie tantas expectativas e nem ansiedades. A gente já percebeu que planejar está cada vez mais complicado. Nem quero comentar as últimas notícias, você já sabe. Tem réveillons cancelados, incertezas sobre colocar ou tirar a máscara, doses extras de vacina chegando… faça só a sua parte que já é o suficiente. Não esquente a cabeça. Celebre a vida. Tenha orgulho do que fez e também do que deixou de fazer.

__________

*Fernanda Trigueiro é uma jornalista apaixonada por pessoas e suas histórias.
Repórter de TV por opção, mas uma escritora por vocação. Vê a notícia além da manchete e dos números.
Compartilhe  

últimas notícias