Diário de São Paulo
Siga-nos

Angus é conhecido pela qualidade da carne

Ele é robusto e tem carne macia. Os primeiros animais da raça vieram da Europa para o Brasil no começo do século passado. O angus pode ter pelagem vermelha

Angus é conhecido pela qualidade da carne
Angus é conhecido pela qualidade da carne

Redação Publicado em 16/07/2018, às 00h00 - Atualizado às 14h28


Raça é criada em quase todo o mundo e é muito usada no Brasil no cruzamento industrial

Ele é robusto e tem carne macia. Os primeiros animais da raça vieram da Europa para o Brasil no começo do século passado. O angus pode ter pelagem vermelha (red angus) ou preta (aberdeen angus).

A adaptação foi facilitada pelo clima na região de Itapeva, sudoeste de São Paulo. Visitamos uma fazenda no município que conta com 110 cabeças de aberdeen angus. A criação na propriedade é voltada para o melhoramento genético.

Os touros são comprados principalmente por pecuaristas do Centro-Oeste e do Norte do Brasil. São criadores de Nelore que querem adicionar a genética de angus no rebanho.

O pecuarista Rodolfo Marco Bonfiglioli Neto diz que dá para ter vários ganhos na hora dos cruzamentos com a vacada branca: peso maior na desmama, qualidade de musculatura, rusticidade e melhor remuneração com os bezerros.

Na fazenda de Vitório Bisanmarzano, a criação está no início. Ele cria gado leiteiro da raça Jersey há 35 anos no Brasil e no Canadá. No começo do ano, teve o primeiro contato com o angus aberdeen. A qualidade da carne, a aparência imponente e o temperamento dócil chamaram a atenção do criador.

A Associação Brasileira de Criadores de Angus calcula que o rebanho nacional passa de 500 mil cabeças, sendo que cerca de 23,5 mil estão no Estado de São Paulo.

Compartilhe  

últimas notícias