Política

Reforma do Código Civil: saiba o que está em jogo no Senado

O Código Civil atual está em vigor desde 2002

Reforma do Código Civil: saiba o que está em jogo no Senado - Imagem: reprodução Freepik

Manoela Cardozo Publicado em 01/04/2024, às 11h24

Uma comissão de juristas no Senado está dedicada, ao longo desta semana, à análise do relatório final e de uma minuta de projeto para reformular o Código Civil, estabelecido em 2002 e em vigor desde 2003.

Conforme informações do G1, esta iniciativa, criada pelo presidente da Casa, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), em agosto de 2023, envolveu quase sete meses de debates, encontros e audiências sobre as mudanças necessárias no código, que regula as relações entre pessoas jurídicas e físicas.

Presidida pelo ministro Luis Felipe Salomão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a comissão tem até 12 de abril para finalizar os trabalhos.

A proposta de reforma, que está em discussão, abrange diversos aspectos, desde a doação de órgãos até a regulamentação das relações familiares, casamentos, proteção na internet, inteligência artificial, reprodução assistida e posse de terra rural.

Principais Alterações Propostas:

Doação de órgãos:

Famílias:

Casamento Civil:

Animais:

Proteção na Internet e IA:

Reprodução Assistida:

Posse de Terra Rural:

Propõe-se uma mudança nas regras de usucapião, limitando o reconhecimento da propriedade a uma única vez para combater a grilagem de terras.

Senado PACHECO Política Código Civil reforma do Código Civil

Leia também