Diário de São Paulo
Siga-nos
Transplante de órgãos

Transplante de fígado: mulher recebe órgão em 24h e quebra mito de 'fura-fila'

Michelle Fernanda recebeu transplante 24 horas após entrar na lista de espera

Michelle Fernanda recebeu transplante 24 horas após entrar na lista de espera - Imagem: reprodução UOL
Michelle Fernanda recebeu transplante 24 horas após entrar na lista de espera - Imagem: reprodução UOL

Ana Rodrigues Publicado em 31/08/2023, às 10h15


Michelle Fernanda Luckesi, moradora de São Paulo de 30 anos, chamou atenção de seus seguidores em suas redes sociais para derrubar os boatos sobre a lista de transplate de órgãos do Sistema Único de Saúde (SUS).

Se o Faustão é rico por conseguir um transplante em alguns dias, eu sou milionária", publicou em tom de brincadeira. 

Após Fausto Silva, o Faustão, de 73 anos, realizar o transplante de coração em menos de um mês de internação, espalharam-se informações falsas de que apresentador teria 'furado' a fila do transplante por ser famoso e ter dinheiro. No entanto, é importante reforçar que o SUS não leva consideração a condição socioeconômica da pessoa, mas sim, sua necessidade e estado de saúde.

De acordo com o UOL, aos 18 anos, Michelle foi diagnosticada com hepatite autoimune, doença que afetou o funcionamento de seu fígado e consequentemente de outros orgãos. Internada em estado grave, ela conseguiu o novo orgão em apenas 24 horas.

Ela conta que levava uma vida normal, até que um dia acordou com dores de cabeça e vômito. Depois, surgiram pintas avermelhadas em sua pele e a jovem começou a ter febre. Ao procurar um posto de saúde, suspeitaram que ela estaria com dengue e pediram para a paciente retornar em três dias, caso não melhorasse.

Após dois dias, se sentido cada vez procurou um pronto-atendimento e também não chegaram a nenhum diagnóstico. No terceiro dia, ainda mais fraca, sua mãe a levou para outro hospital, onde optaram pela internação.

Segundo ela, diversos exames foram feitos, mas os médicos não conseguiam chegar a um diagnóstico e após dois dias de internação precisou ser transferida para UTI (Unidade de Terapia Intensiva). 

Meu estado se agravou muito rápido e descobriram que meu fígado entrou em falência, e outros órgãos já estavam sendo prejudicados. Eu estava em estado gravíssimo." contou em entrevista ao UOL.

Como Michelle estava em coma, os médicos decidiram fazer exames para verificar se ainda havia atividades cerebrais. Com resultado positivo, ela foi colocada em primeiro lugar na fila de transplante de fígado. 

"Os médicos falaram que eu só resistiria mais 48 horas sem um novo órgão. No dia seguinte, apenas 24h após entrar na fila, um fígado apareceu e eu pude fazer o transplante", relembra. 

Ao ler publicações falsas e comentários sobre benefícios do Faustão, por ter conseguido um novo coração após19 dias de espera, a mulher destaca que as pessoas precisam buscar entender como funciona o Sistema Nacional de Transplantes e incentivar a doação de órgãos. 

"O que falta é doador. Em vez de espalhar coisas ruins, espalhem sobre a importância da doação de órgãos", finaliza ela.

Confira entrevista na íntegra:

Compartilhe  

últimas notícias