Intervenção Federal

IBANEIS AFASTADO! Saiba quem governará o Distrito Federal após decisão de Alexandre de Moraes

Decisão do ministro do STF aconteceu depois da 'omissão' de Ibaneis Rocha

Celina Leão é a governadora do Distrito Federal - Imagem: reprodução Instagram @celinaleao

Manoela Cardozo Publicado em 09/01/2023, às 10h33

Com o afastamento de Ibaneis Rocha (MDB), Celina Leão (PP) assumiu o cargo de governadora do Distrito Federal pelos próximos 90 dias.

Celina, que é vice de Ibaneis, passa a ser a chefe do Executivo local depois da decisão de Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no inquérito das manifestações antidemocráticos.

Vale ressaltar que o ministro foi extremamente enfático ao destinar a penalidade apenas a Ibaneis Rocha. Sendo assim, a decisão não se estendeu a Celina e ela ocupou a cadeira máxima do Palácio do Buriti a partir desta segunda-feira (09).

Moraes tomou a decisão depois das ações terroristas de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que resultaram na destruição da Praça dos Três Poderes.

No último domingo (08), inúmeros manifestantes invadiram e depredaram as sedes do Palácio do Planalto, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Congresso Nacional. 

Alexandre de Moraes justificou sua decisão com base no artigo 319, VI, do Código de Processo Penal, que prevê a "suspensão do exercício de função pública ou de atividade de natureza econômica ou financeira quando houver justo receio de sua utilização para a prática de infrações penais".

jair bolsonaro STF ALEXANDRE DE MORAES manifestação bolsonarista governo do Distrito Federal Praça dos Três Poderes Ibaneis Rocha Celina Leão Alexandre de Moraes afasta Ibaneis Rocha

Leia também