crime

Justiça mantém prisão de bolsonarista acusado de ameaçar ministros e políticos de esquerda

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, decretou a prisão de Ivan Rejane Fonte Boa Pinto na quarta-feira (20) após pedido da Polícia Federal

Ivan foi preso na sexta-feira (22) pela PF - imagem: reprodução Instagram @sbtnews

Fernanda Viana Publicado em 23/07/2022, às 20h14

Após audiência de custódia, a Justiça Federal de Belo Horizonte decide manter preso o bolsonarista Ivan Rejane Fonte Boa Pinto pelas ameaças a ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) e a políticos de esquerda. 

Preso nesta sexta-feira (22) pela Polícia Federal sob decreto do ministro Alexandre de Moraes, do STF, o homem é apontado por divulgar vídeos em que planeja ataques contra figuras como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além da presidente do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann, e do candidato a governador do Rio de Janeiro, Marcelo Freixo (PSB).

“Anda de segurança armada na rua que nós, da direita, vamos começar a caçar você [Lula]. Caçar você, caçar Gleisi Hoffmann, esse Freixo, frouxo do caralho. Todos eles que te cercam, vagabundo.”

Além dos políticos, o homem se referia aos ministros do STF como "vagabundos do STF" e recomenda que a Corte deixe o Brasil sob ameaça de pendurá-los de cabeça para baixo e agredir os familiares deles.

“Sumam do Brasil. Nós vamos pendurar vocês de cabeça para baixo”, disse o homem de 46 anos.

Segundo a Polícia Federal, Ivan usa canais como YouTube, Twitter e Facebook para espalhar suas mensagens de ódio e incitar outros apoiadores.

Moraes mandou as redes bloquearem as contas do homem e que o Telegram feche um grupo que ele administrava. Além disso, determinou uma busca a apreensão de “armas, munições, computadores, tablets, celulares e outros dispositivos eletrônicos” em poder de Boa Pinto.

Apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL), Ivan Pinto foi candidato a vereador da capital mineira em 2020, com o nome de Ivan Papo Reto, pelo PSL (hoje, União Brasil). Mas não conseguiu se eleger, com apenas 189 votos.

Lula STF Prisão PF BOLSONARISTA AMEAÇA ALEXANDRE MORAES discurso de ódio Ivan Pinto

Leia também