Diário de São Paulo
Siga-nos

VOZES DA ESPLANADA

DEU POSITIVO!

VOZES DA ESPLANADA
VOZES DA ESPLANADA

Redação Publicado em 12/07/2020, às 00h00 - Atualizado às 13h45


DEU POSITIVO!

Nessa semana o Presidente Bolsonaro revelou ter testado positivo para a COVID-19. Depois de várias agendas públicas e aglomerações, o novo coronavírus o alcançou. Sem apresentar sintomas mais fortes, o presidente aproveitou a sua live semanal para reforçar o uso da hidroxicloroquina e reforçar que as medidas tomadas nos estados e municípios durante a pandemia são de responsabilidade única e exclusiva dos governadores e prefeitos.

DE OLHO NO STF

O Presidente do STJ, Ministro João Otávio de Noronha, que está com olho cada vez maior na vaga do Supremo Tribunal Federal, conseguiu agradar ainda mais Bolsonaro – o qual já revelou ter tido uma paixão à primeira vista pelo ministro. Noronha decidiu, em caráter liminar, pela prisão domiciliar de Fabricio Queiroz e sua esposa, que estava foragida. O que chamou a atenção foi o ministro mudar a sua posição mais conservadora em suas decisões em processos semelhantes, quando manteve grávidas e idosos presos durante a pandemia. Foi bastante criticado por colegas de tribunal.

DE OLHO NA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA

Deputados Federais já tem se manifestado nos bastidores que quanto mais o Palácio do Planalto interferir na escolha do sucessor de Rodrigo Maia, maior será a chance de derrota do candidato governista. Vários revelaram a esta coluna que votarão em candidato diferente do nome apoiado pelo governo, independentemente de quem for. E já surgem outros pensamentos: se o governo interferir, o nome que o Maia indicar, vence. Não à toa, candidatos que miram ter apoio do governo, se manifestaram publicamente de que o governo não deve interferir numa escolha dos deputados.

ALA GOVERNISTA DO STF

Está cada vez mais evidente o alinhamento dos ministros Dias Toffoli e Gilmar Mendes com a pauta governista. Mas, calma. Não se refere à pauta conservadora ou ideológica de Bolsonaro. Desde o Governo Temer, quando Toffoli assumiu a presidência do STF, ele tem se aproximado de um alinhamento político com o Palácio do Planalto para um protagonismo político ainda maior, inclusive com indicação de cargos no alto poder da República. Gilmar Mendes, mais experiente, já o faz desde o Governo FHC. Ambos tem sido importantes conselheiros do Presidente da República em várias situações de confronto entre os poderes e estão cada vez mais alinhados em pautas no STF e fora dele.

NA SAÚDE E NA DOENÇA

Apoiadores do governo Bolsonaro ainda não se atentaram que o apoio do Centrão pode deixar de existir a partir do momento que líderes dos partidos que compõem esse grupo não se sentirem atendidos ou perceberem que já tem muita água no barco. O toma lá, da cá já está incomodando a ala ideológica e não demorará para entrarem em choque. O casamento será colocado à prova quando a pauta do Congresso Nacional voltar à normalidade, inclusive nas comissões.

NOVOS TEMPOS

Após toda polêmica envolvendo o Presidente Bolsonaro em supostas interferências no Polícia Federal, observa-se com base nos últimos acontecimentos, que a PF parece caminhar na mesma direção do Palácio do Planalto e a Procuradoria-Geral da República tenta desidratar a estrutura da Lavajato. Além disso, segundo fontes da Esplanada, ministérios tem montado estruturas próprias numa suposta tentativa de constranger servidores de agências e órgãos em situações de divergência. Recentemente, a ANEEL denunciou ao Ministério Público de Contas e ao Tribunal de Contas da União eventuais abusos do Ministério de Minas e Energia. Já o Ministério de Infraestrutura tenta montar um gabinete usurpando poder de polícia como forma de pressionar servidores da ANTT e ANTAQ, tudo comandado por Tarcísio de Freitas.

A coluna semanal VOZES DA ESPLANADA traz informações dos bastidores dos Poderes da República diretamente das nossas fontes na capital federal. A coluna é veiculada nas versões impressa e digital aos domingos, e pílulas dos bastidores em nos nossos canais digitais durante a semana.

Compartilhe  

Tags

últimas notícias