Diário de São Paulo
Siga-nos

Você se espelha no seu chefe?

Este é um questionamento muito comum no mundo corporativo!!!... Quem nunca ouviu esta frase? E quantos não souberam, não quiseram ou se omitiram em responder?

Você se espelha no seu chefe?
Você se espelha no seu chefe?

Redação Publicado em 23/07/2018, às 00h00 - Atualizado às 09h39


Este é um questionamento muito comum no mundo corporativo!!!… Quem nunca ouviu esta frase? E quantos não souberam, não quiseram ou se omitiram em responder?

Sabemos que o comportamento humano, assim como  suas habilidades, são de um universo extremamente complexo, e sempre recorremos aos especialistas para nos auxiliar a identificar e desenvolver melhor todos estes comportamentos e habilidades.

Na verdade, o que significa se espelhar em alguém? …

Sempre buscamos para nossa carreira e evolução no mundo corporativo modelos a serem seguidos. Mas que modelos deveremos seguir? quais são os melhores e os piores? Como evitar, ou mesmo se blindar sobre algo?

Entendo que espelhar e ser uma referência para seus liderados é um trabalho árduo e que se constrói e se conquista somente a longo prazo.

Algumas habilidades e comportamentos fundamentais para inspirar seus liderados, dentre as quais, destaco:

  • Seja líder e não chefe!!….temos ai uma grande diferença!!
  • Lidere pelo exemplo;
  • Delegue, sem terceirizar as atividades;
  • Inspire sua equipe na busca e superação das metas, encoraje-os sempre;
  • Pratique empatia;
  • Tenha consciência e balanço ideal entre QI e QE;
  • Tenha foco nas pessoas, dedique tempo a elas, sempre!!
  • Promova reconhecimento publico e feedback privado;

Considero os pontos acima como os principais para o  desenvolvimento e sucesso das organizações. É claro que buscaremos sempre o balanço entre eles, e que atingiremos a plenitude e sucesso em todos eles com muita evolução e experiência.

Um outro fator importantíssimo que vivenciamos atualmente nas organizações é a falta de referência, pois olhamos para cima ou para os lados e, muitas vezes não nos identificamos com o modelo apresentado. É nesta hora que temos que apresentar maturidade corporativa (Experiência & Vivência),  e não esperar receber algo para doar algo, ou seja, não esperar que sua liderança apresente os comportamentos que você admira e gostaria de se espelhar, mas sim coloca-los em prática para que você seja uma referencia para seus colaboradores… é assim que se constrói e se consolida a liderança de fato e de direito.

A admiração que se conquista quando se praticam os principais comportamentos destacados é contagiante e inspiradora, e muitas organizações atualmente destacam estes profissionais, buscando sempre mecanismos cada vez mais eficazes para a retenção e desenvolvimento destes profissionais.

Portanto, esta é a hora de decidir e colocar em pratica ações que possibilitem influenciar e definir como você poderá ser visto por seus colaboradores e lideres no futuro.

Compartilhe  

últimas notícias