Diário de São Paulo
Siga-nos

Sensor para contagem de veículos é confundido com radar de velocidade em Rio Preto

Em grupos de WhatsApp faz um alerta para os motoristas de São José do Rio Preto (SP) sobre um novo tipo de radar que teria sido instalado na região central da

Sensor para contagem de veículos é confundido com radar de velocidade em Rio Preto
Sensor para contagem de veículos é confundido com radar de velocidade em Rio Preto

Redação Publicado em 03/08/2018, às 00h00 - Atualizado às 16h42


Secretaria de Trânsito diz que aparelho faz contagem de veículos.

Em grupos de WhatsApp faz um alerta para os motoristas de São José do Rio Preto (SP) sobre um novo tipo de radar que teria sido instalado na região central da cidade. Mas o novo radar, na verdade, é um aparelho que serve para medir o fluxo de veículos na via e não multa os infratores, segundo a prefeitura.

O aparelho foi colocado na Rua Coronel Spínola de Castro, na região central de Rio Preto. No vídeo, uma pessoa aparece falando que esse é o novo tipo de radar na cidade e mostra um carro estacionado, que seria o responsável pelo radar, e dois aparelhos da rua, um em cada faixa.

“O radar está aqui no chão, o sensor de velocidade, isso não é educativo, é punitivo, e aqui é 40km/h”, diz a pessoa que faz o vídeo.

G1 recebeu o vídeo e entrou em contato com a Secretaria de Trânsito de Rio Preto. A pasta disse que o aparelho não se trata de um radar, mas sim de um Verificador de VDM (Volume Diário Médio).

O aparelho é usado pela Secretaria para medir o fluxo de veículos das vias. Ele mede quantos carros, o peso e a velocidade, mas não serve para multar, já que não identifica o veículo.

Com os dados, a secretaria analisa a instalação de lombadas, semáforos ou até mesmo radar no local. A nota disse que “o referido aparelho não serve para fiscalização”.

Compartilhe  

últimas notícias