Diário de São Paulo
Siga-nos

Rússia confirma teste de arma antissatélite e acusa EUA de hipocrisia

A Rússia confirmou nesta terça-feira (16) que realizou um teste de armas visando um satélite russo não utilizado, e acusou os Estados Unidos de hipocrisia por

Rússia confirma teste de arma antissatélite e acusa EUA de hipocrisia
Rússia confirma teste de arma antissatélite e acusa EUA de hipocrisia

Redação Publicado em 16/11/2021, às 00h00 - Atualizado às 15h45


A Rússia confirmou nesta terça-feira (16) que realizou um teste de armas visando um satélite russo não utilizado, e acusou os Estados Unidos de hipocrisia por sua declaração condenando o exercício, de acordo com a agência de notícias RIA.

Autoridades norte-americanas disseram que o teste conduzido pela Rússia na segunda-feira gerou um campo de destroços na órbita baixa da Terra que colocou em perigo a Estação Espacial Internacional e representará um perigo às atividades espaciais por anos.

O Ministério da Defesa da Rússia disse que os destroços do teste não representaram e não representarão nenhuma ameaça às estações espaciais e satélites em órbita, contradizendo os comentários dos EUA, segundo a agência de notícias Interfax.

Entenda a polêmica

A Rússia destruiu um de seus satélites durante o teste de um míssil espacial e gerou cerca de 1.500 destroços, segundo as autoridades norte-americanas.

Os Estados Unidos acusaram o governo russo de terem ameaçado a segurança dos astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

De acordo com os americanos, a operação provocou uma nuvem de detritos que teria colocado em risco os sete astronautas a bordo da ISS. Os sete tiveram que se refugiar temporariamente em suas naves para se prepararem para uma eventual saída de emergência.

Os fragmentos também representariam um risco para milhares de outros satélites em órbita, dos quais dependem muitas atividades da Terra, como as telecomunicações ou serviços de geolocalização.

.
.
.
.
g1
Compartilhe  

últimas notícias