Diário de São Paulo
Siga-nos
Proibição

Estados Unidos aprova lei de banimento do TikTok em todo o país

O Senado americano aprovou a medida por 79 a favor e 18 votos contra, a medida vem com a justificativa de proteção a segurança nacional

Estados Unidos aprova lei de banimento do TikTok em todo o país - Imagem: reprodução X I
Estados Unidos aprova lei de banimento do TikTok em todo o país - Imagem: reprodução X I

Milleny Ferreira Publicado em 24/04/2024, às 13h19


Nesta quarta-feira (24) foi divulgada a notícia de que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, aprovou o projeto de lei em que consiste na proibição do TikTok pelo país. A lei já havia sido votada pelo Congresso desde a última terça-feira (23).

A medida acontecerá caso a empresa proprietária pelo aplicativo, ByteDance, se negue a se desfazer do aplicativo em pelo menos nove meses. 

O presidente-executivo do Tik Tok, Shou Zi Chew, se pronunciou e afirmou que levará questionamentos da legislação do país para a Justiça.

Fiquem tranquilos, não vamos a lugar algum (...) Os fatos e a Constituição estão do nosso lado e esperamos prevalecer novamente”, disse ele em um vídeo postado momentos após a lei ser retificada por Biden. 

A equipe de defesa na nova lei, leva a justificativa de que a medida está sendo tomada por conta da relação entre a China com a ByteDance, que a mesma pode ser perigosa para a segurança nacional, já que por conta da ligação entre os dois, a companhia seria obrigada a compartilhar dados com o governo chinês.

Entretanto, a própria empresa nega o compartilhamento de qualquer informação sigilosa de qualquer usuário norte-americano e afirma que tampouco será compartilhada no futuro.

COMO FUNCIONARIA A PROIBIÇÃO?

De acordo com o portal da Folha de São Paulo, a nova medida de proibição do aplicativo será vigorada somente daqui 270 dias, a menos que a ByteDance venda o TikTok para uma empresa que possua outra nacionalidade (não chinesa). Se não, todo e qualquer acesso será bloqueado nos EUA.

Junto com a lei, haverá penalidades existentes para as lojas de aplicativos, como por exemplo a Apple Store ou o Google Play, que não poderão fazer qualquer nova atualização na plataforma. Os provedores de serviços de internet também seriam obrigados a bloquear o acesso ao TikTok na web.

Compartilhe  

últimas notícias