Diário de São Paulo
Siga-nos

Rótulos de produtos deverão ter composição química em português

A composição química e ingredientes de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes comercializados no Brasil deverão estar descritos em português nos

Rótulos de produtos deverão ter composição química em português
Rótulos de produtos deverão ter composição química em português

Redação Publicado em 05/11/2020, às 00h00 - Atualizado às 13h45


A medida vale para produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes

A composição química e ingredientes de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes comercializados no Brasil deverão estar descritos em português nos rótulos das embalagens. A determinação é da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A medida foi publicada hoje (5) no Diário Oficial da União e entra em vigor daqui a um ano, em 5 de novembro de 2021.Rótulos de produtos deverão ter composição química em portuguêsRótulos de produtos deverão ter composição química em português

De acordo com a resolução, aprovada pela diretoria colegiada do órgão, a medida foi adotada em razão de decisão judicial em ação civil pública. A descrição da composição química em português deve ser inserida sem prejuízo dos demais requisitos previstos nos regulamentos sobre rotulagem em vigor.

A Nomenclatura Internacional de Ingredientes Cosméticos (INCI, na sigla em inglês) continua obrigatória e deve constar nos produtos. O sistema de codificação é adotado mundialmente para padronizar os ingredientes na rotulagem dos cosméticos.

A composição química em língua portuguesa poderá ser incluída no rótulo original do produto em etiqueta complementar, desde que seja garantido a integridade das cores e do material com o qual a etiqueta for confeccionada, de modo impedir que ela seja retirada parcial ou totalmente.

Os produtos fabricados antes de 5 de novembro do ano que vem poderão ser comercializados até os seus respectivos prazos de validade. Após a vigência, o descumprimento da medida será caracterizado como infração sanitária, sujeita às penalidades.

.

.

Agência Brasil

Compartilhe  

últimas notícias