Diário de São Paulo
Siga-nos

PIB cresce 1% no 1º trimestre e IBGE anuncia qual setor que mais cresceu

Este é o terceiro resultado positivo do ano após uma sequência de índices prósperos

PIB
PIB

Redação Publicado em 02/06/2022, às 00h00 - Atualizado às 11h56


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou hoje (2) que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 1% no 1º trimestre, na comparação com os três meses anteriores. Em relação ao mesmo período de 2021, o PIB cresceu 1,7% e chegou a R$ 2,249 trilhões.

Este é o terceiro resultado positivo de uma sequência de índices prósperos, depois da queda de 0,2% no segundo trimestre de 2021. Mesmo assim, o avanço é considerado tímido em comparação com o registrado no 1º trimestre do ano passado (1,1%).

O crescimento de 1% no PIB simboliza um momento de aceleração em determinadas atividades, especialmente no setor de serviços, que, apesar de ser o mais importante da economia brasileira e ter sido o mais prejudicado pelas restrições impostas pela pandemia de covid-19, está conseguindo se reerguer até o nível pré-pandemia. No entanto, seus principais empecilhos continuam sendo a inflação e os juros elevados.

O IBGE também apontou que, devido a esse desempenho, o PIB encontra-se 1,6% acima do nível alcançado no quarto trimestre de 2019, um pouco antes do início da pandemia, e 1,7% inferior ao pico dos resultados econômicos do país, que ocorreu no primeiro trimestre de 2014.

Entre as atividades que tiveram destaque no 1º trimestre, encontram-se o setor de serviços (1%), que registrou crescimento ao lado do setor de indústrias (0,1%), consumo das famílias (0,7%) e consumo do governo (0,1%). Por outro lado, os setores que apresentaram quedas expressivas foram os da Importação (-4,6%), Investimentos (-3,5%) e Agropecuária (-0,9%).

O PIB é projetado pela soma de todos os bens e serviços produzidos por um país ou estado. Ele é o principal indicador usado para medir a evolução da economia em um período de tempo.

Compartilhe  

últimas notícias