Saúde
Pelo menos 3 mil pacientes com doenças incuráveis ficaram sem medicamentos no início do ano no país, aponta levantamento

Movimento Medicamento no Tempo Certo (MTC) registrou falta de 63 remédios essenciais desde janeiro. Entre as doenças listadas estão lúpus, doença de Chron e osteoporose. São Paulo lidera lista de estados com problemas no fornecimento.
Entre 1º de janeiro e 28 de fevereiro, 2.801 pacientes com doenças incuráveis, e que precisam de tratamento contínuo, ficaram sem receber medicamentos essenciais.
Este é o caso de quem convive com lúpus, doença de Chron ou osteoporose, enfermidades que fazem parte da lista de doenças crônicas com falta de medicamentos.
O relatório indicou que 63 medicamentos essenciais tiveram irregularidades no fornecimento, sendo a maior parte deles de responsabilidade do Ministério da Saúde e das secretarias estaduais. Alguns são considerados de alto custo, como é o caso do infliximabe, que chega a custar cerca de R$ 6 mil a unidade.
São Paulo é o líder na lista de estados com problemas no abastecimento, com 1.663 relatos. Depois de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Minas Gerais são os estados que mais têm reclamações de desabastecimento.
Entre as regiões com mais casos, o primeiro colocado foi o Sudeste (70.3%). Em seguida vêm Nordeste (15.3%), Sul (6.1%), Norte (5.2%) e Centro-Oeste (3%).
Os dados foram levantados pelo Movimento Medicamento no Tempo Certo (MTC), da Biored Brasil, uma rede de defesa de pacientes.
Regularmente, a organização publica o cenário da falta de medicamentos nas farmácia de alto custo, conforme os dados apontados por pacientes ou familiares voluntários. As queixas são registradas por meio do preenchimento de um formulário eletrônico, disponibilizado nos canais da Biored Brasil.
Ainda segundo a rede, as informações levantadas são utilizadas para dialogar com a gestão pública sobre a garantia de acesso de medicamentos de alto custo aos pacientes crônicos brasileiros.
.
-
Sem categoria19 horas atrás
Brasileiros são bem-vindos em Portugal, diz presidente português
-
Sem categoria2 horas atrás
A evolução extraordinária de Bruno Prado como comentarista esportivo
-
Sem categoria15 horas atrás
Tripulantes estão desaparecidos após tempestade atingir Hong Kong
-
Sem categoria13 horas atrás
Brasil fecha primeira fase da Liga das Nações com vitória
-
Sem categoria17 horas atrás
Citado em denúncias de assédio, vice-presidente da Caixa renuncia
-
Sem categoria15 horas atrás
Surpreso, Carlos Sainz conquista sua 1ª pole na Fórmula 1
-
Sem categoria2 horas atrás
O sucateamento do INSS é mais uma vergonha do governo Bolsonaro
-
Sem categoria15 horas atrás
Covid-19: Brasil registra 158 óbitos e 37.784 casos em 24 horas