Diário de São Paulo
Siga-nos
Adeus?

China lança carro elétrico a preço popular e promete acabar com postos de gasolina

KiWi EV foi lançado em julho, mas se populariza nesse mês

KiWi EV foi lançado em julho, mas se populariza nesse mês - Imagem: Divulgação Baojun
KiWi EV foi lançado em julho, mas se populariza nesse mês - Imagem: Divulgação Baojun

João Perossi Publicado em 27/08/2022, às 18h41


Já aguardado pelos fãs mais assíduos do automobilismo, o subcompacto elétrico KiWi EV, da marca Baojun, foi lançado nesse mês, e o baixo preço promete colocar em cheque postos de gasolina.

O veículo, que possui 2,89 metros entreeixos, é vendido na China por 69.800 yuans, o equivalente a cerca de 51.400 reais na cotação atual. Além do preço, que poderia ser mais baixo, mas ainda se supera quando comparado aos modelos 0 quilômetros de 2022, o subcompacto traz uma outra vantagem: O adeus do consumidor aos postos de gasolina.

Sendo 100% elétrico, diferente de modelos híbridos como o Toyota Prius, o carro urbano da Baojun dispensa por completo os postos de abastecimento, assim como tira a dor de cabeça do motorista, com as flutuações constantes no preço do combustível.

O KiWi EV, que possui um design modernista e cubicular, alcança 100 quilômetros por hora de velocidade máxima e possui um motor de 40 quilowatts, o equivalente a 54 cavalos-vapor de potência, além de um torque instantâneo de 150 newtons-metro. 

Embora a praticidade de se carregar o carro na tomada, a bateria não possui uma autonomia tão grande quanto a de um carro abastecido com gasolina, andando cerca de 305 quilômetros antes de precisar ser recarregado. Porém, a Baojun garante que, na maior amperagem possível, o carro leva somente uma hora para ser totalmente carregado.

O carro também conta com alguns luxos, como sistema de piloto automático Autonomous Driving Domain Controller (DJI80), desenvolvido pela empresa DJI, a maior fabricante de drones do mundo. Segundo afirma a empresa, o sistema é capaz de pilotar o carro em até 80 quilômetros por hora, seja seguindo o veículo da frente ou as indicações na pista, e consegue até mesmo trocar de faixa.

Sendo 100% elétrico, o carro não apresenta o característico ronco do motor, o que para muitos é uma grande desvantagem. E você, teria um?

Compartilhe  

últimas notícias