Diário de São Paulo
Siga-nos
Internet Móvel

Alcance de 5G no Brasil pode chegar a quase 100% da população

O sinal já é disponível em todas as capitais

O sinal já é disponível em todas as capitais - Imagem: Reprodução / Freepik
O sinal já é disponível em todas as capitais - Imagem: Reprodução / Freepik

Gabriela Thier Publicado em 05/08/2024, às 14h57


As operadoras de Dados Móveis para aparelhos de celular podem, a partir desta segunda-feira (05), ter a oportunidade de solicitar licenças para estações de internet 5G e para suas redes em mais de 500 municípios pelo Brasil. O serviço foi fornecido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), com lotes na faixa de 3,5 GHz.

A decisão do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi) de antecipar o cronograma de atendimento aos municípios levou à liberação da faixa em julho.

O Ministério das Comunicações informou que a expansão da rede irá alcançar cerca de 19 estados. Esses estados terão estruturas capazes de universalizar o serviço 5G standalone na faixa de 3,5 GHz para todos os cidadãos de cada município, podendo alcançar 197 milhões de pessoas, ou 92% da população, se for somada às áreas onde a tecnologia já está disponível.

O tempo entre a liberação da faixa e a instalação do serviço nas localidades ainda depende do planejamento das operadoras, de acordo com a Anatel, no entanto, a previsão é que o processo seja concluído antes de 2029, o prazo final para a universalização do serviço 5G em 5.570 municípios no Brasil.

Compartilhe