Diário de São Paulo
Siga-nos
Ataque contraterrorista

Líder da Al-Qaeda é morto por drones dos EUA e Biden se pronuncia: “Fizemos justiça"

O presidente americano contou como o ataque aconteceu; veja pronunciamento

Líder da Al-Qaeda é morto por drones dos EUA e Biden se pronuncia: “Fizemos justiça" - Imagem: reprodução AFP PHOTO - SITE INTELLIGENCE via GZH
Líder da Al-Qaeda é morto por drones dos EUA e Biden se pronuncia: “Fizemos justiça" - Imagem: reprodução AFP PHOTO - SITE INTELLIGENCE via GZH

Vitória Tedeschi Publicado em 02/08/2022, às 15h04


Em pronunciamento na última segunda-feira (1), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, confirmou a morte do líder da Al Qaeda, Ayman al-Zawahiri, e afirmou que a justiça foi feita. A operação foi descrita como “bem sucedida”.

A autorização para o ataque com drones foi dada pelo próprio presidente após informações mostrarem que al-Zawahiri estava em Cabul, capital do Afeganistão,e que o cenário era propício, conforme explicou.

“Foi organizado de maneira meticulosa para que apenas atingisse o alvo”, disse, acrescentando que nenhum civil “ou pessoa inocente” foi atingido.

Biden também destacou ainda que não se pode permitir que “outras lideranças do tipo surjam”, e que os Estados Unidos continuarão realizando operações de contraterrorismo no Afeganistão sem tropas americanas no local. Em 2021, os EUA completaram a retirada total de seu contingente militar do país do Oriente Médio após 20 anos.

“Nunca mais iremos permitir que o Afeganistão seja um porto seguro para terrorismo. Queremos deixar claro que sempre cumpriremos nossas promessas”, adicionou.

“Mantivemos a guerra contra o terrorismo com o mesmo princípio do passado: proteger nossos cidadãos, a liberdade e manter o farol da liberdade guiando as outras nações”, acrescentou o presidente.

Ayman Al-Zawahiri, era um dos homens mais procurados pelo FBI e tinha recompensa estipulada em US$ 25 milhões (R$ 129 milhões). O líder da Al-Qaeda e organizador pragmático que teria planejado o mais terrível ataque terroristados tempos modernos, o ataque às Torres Gêmeas e ao Pentágono em 11 de setembro de 2001, estava escondido em Cabul, a capital do Afeganistão, em uma casa supostamente pertencente a uma figura importante do regime Talibã, Sirajuddin Haqqani.

Às 6h30 da manhã do domingo 31 de julho, de uma base estadunidense, os especialistas da CIA manobraram um drone e o direcionaram até onde o médico estava- o alvo. E assim, foi morto o cirurgião egípcio Al-Zawahiri, de 71 anos, à frente de Al-Qaeda desde a morte de seu líder e amigo fraterno Osama Bin Laden, morto em 2 de maio de 2011 em uma ação das forças especiais dos EUA em Abbottabad, Paquistão.

Confira o depoimento na íntegra abaixo:

Compartilhe  

últimas notícias