Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

Você sabe qual é a importância de ter uma boa noite de sono?

Sono. - Imagem: Pixbay
Sono. - Imagem: Pixbay

Tarlis Santos Publicado em 10/11/2022, às 07h58


Uma boa noite de sono virou “artigo de luxo” no mundo moderno, por causa do aumento do uso de aparelhos eletrônicos, como celulares, tablets e televisão, durante a noite, que podem influenciar a produção de melatonina, o “hormônio do sono”. Se uma noite mal dormida já cobra “o preço” no dia seguinte, imagina um problema crônico, que pode causar graves transtornos para a saúde.

Problemas da privação do sono

A falta de sono pode ocasionar diversos problemas à saúde, aumentando inclusive a chance de desenvolver doenças. Entre os principais estão:

Problemas imunológicos — não dormir bem aumenta o número de mediadores inflamatórios, na prática o corpo fica mais suscetível a doenças e inflamações.

Resfriados constantes — ter um sistema imunológico comprometido significa ficar mais suscetível a doenças, pessoas com sono insuficiente chegam a ter até três vezes mais resfriados do que quem dorme bem.

Problemas no coração — a privação do sono está ligada ao aumento do risco de doenças como a hipertensão e a calcificação da artéria coronária, o que pode levar a ataques cardíacos.

Diabetes — uma noite mal dormida aumenta a necessidade de insulina do corpo, a longo prazo a desregulação do hormônio pode levar ao desenvolvimento de diabetes tipo 2.

Aumento de peso — dormir seis horas ou menos por noite está relacionado com o aumento das taxas de gordura e ganho de peso. Crianças que dormem menos também têm mais risco de desenvolver obesidade.

Problemas de saúde mental — a privaçãodo sono também está relacionada ao surgimento de quadros de transtorno mental, principalmente de depressão.

Vantagens de dormir bem

Se a privação do sono acarreta uma série de efeitos nocivos para o corpo, ter um sono suficiente e regular gera uma série de benefícios, como:

Melhora do humor — durante o sono, os hormônios de estresse, cortisol e adrenalina diminuem, e a produção da melatonina aumenta. Assim uma boa noite de sono ajuda a manter os níveis de estresse sob controle.

Melhora a memória — durante o sono, as memórias de curto e longo prazos são processadas. Muitas noites mal dormidas podem levar à ocorrência de lapsos de memória. O raciocínio também é estimulado com hábitos regulares de sono. A privação do sono afeta o raciocínio, tornando-o mais lento.

Previne doenças — como vimos, a privação do sono afeta o sistema imunológico, portanto hábitos regulares e saudáveis de sono ajudam o corpo a combater doenças.

Melhora a pele — a melatonina produzida durante o sono combate os radicais livres e age como antioxidante, melhorando a aparência e a saúde da pele.

Dicas para dormir melhor

Hábitos simples podem ajudar a ter uma noite de sono melhor. É importante notar que não é apenas o número de horas dormidas que influenciam na qualidade do sono, mas também a regularidade. Portanto, dormir e acordar em horários semelhantes é algo que ajuda a manter a rotina ideal.

Para ajudar a “pegar no sono” é importante relaxar duas ou três horas antes de dormir. Por isso, nada de exercícios físicos pesados perto da hora de se deitar. Se for preciso olhar o celular ou para alguma tela, diminua a luminosidade e evite dormir com a televisão ligada. Também é recomendado evitar a ingestão de alimentos estimulantes, como canela, pimenta e açúcar, pelo menos três horas antes de dormir.

Bebidas com cafeína — como o café ou energéticos— não devem ser consumidas à noite, porque essa substância pode ficar no organismo por até nove horas. Além disso, o consumo de álcool e o cigarro prejudicam a qualidade do sono.

Se mesmo com essas recomendações você ainda tiver problemas para dormir, procure um médico especializado, você pode estar sofrendo de algum distúrbio do sono.

Em meu Instagram @tarlissantos te dou dicas e também tiro dúvidas. Comentem lá nesta publicação.

Compartilhe  

últimas notícias