Diário de São Paulo
Siga-nos
Colunistas

6 principais cuidados para fazer exercício físico durante o verão

Vocês estão prontos para o verão?

6 principais cuidados para fazer exercício físico durante o verão - Imagem: Freepik
6 principais cuidados para fazer exercício físico durante o verão - Imagem: Freepik

Tarlis Santos Publicado em 16/11/2022, às 18h00 - Atualizado às 22h03


O período mais quente do ano está se aproximando e quem deseja continuar fazendo exercícios físicos no verão deve se atentar para certos cuidados. A estação é ótima para realizar treinos ao ar livre, mas é fundamental se proteger, sobretudo da alta incidência dos raios solares.

Nessa época, é muito comum pensar no “projeto verão”, porém, é necessário se exercitar de forma consciente para não prejudicar a saúde. Hidratar-se adequadamente, investir em uma alimentação mais leve e ter o acompanhamento de profissionais, por exemplo, são alguns dos fatores que você deve prestar atenção ao realizar suas práticas.

Acompanhe este post e veja quais são os principais cuidados ao realizar exercícios físicos no verão!

Entenda a importância de se proteger do sol no verão

Grande parte das pessoas se sentem mais estimuladas para realizar os treinos em dias quentes. Em estações mais frias, o organismo tende a controlar melhor a temperatura corporal, principalmente no momento da prática das atividades físicas, tornando o gasto energético maior para manter o corpo aquecido.

Além disso, as temperaturas mais geladas tornam os músculos e as articulações mais rígidos, o que gera redução da força e da mobilidade, assim como podem aumentar o risco de lesões. Por isso, os dias quentes são mais confortáveis para se exercitar.

No entanto, a incidência direta de raios solares pode ser prejudicial para o praticante, principalmente quando as atividades são realizadas em horários mais quentes. Assim, no verão, é fundamental intensificar os cuidados com a exposição do sol para evitar desidratação e, até mesmo, algumas doenças, como o câncer de pele.

Caso você faça caminhada, natação, corrida ou qualquer outro tipo de exercício físico que o obrigue a se expor, o indicado é optar pelos horários em que o sol é mais ameno, como o período da manhã ou final da tarde. Além disso, optar por roupas adequadas, ter uma alimentação equilibrada com frutas, verduras e legumes e beber bastante água são atitudes imprescindíveis para manter o organismo protegido.

Atenção para a escolha dos exercícios

É fundamental optar por modalidades de atividades que sejam adequadas ao seu objetivo e estilo de vida. No verão, a escolha do exercício influencia diretamente o seu rendimento e resultados, independentemente se você deseja perder peso, ganhar massa magra ou manter o condicionamento físico em dia.

Antes de iniciar uma rotina de treinamento, procure observar se o seu corpo tem mais aptidão para atividades aeróbicas, de musculação ou, simplesmente, modalidades mais leves, como as caminhadas. Existem diversas opções eficazes e que agradam os mais diferentes tipos de perfis.

Faça avaliação física

Também é muito importante, antes mesmo de começar os treinos, fazer uma avaliação física com um profissional capacitado para ter mais segurança e garantir maior rendimento nos exercícios. Isso porque apenas uma avaliação médica é capaz de identificar o estado real da sua saúde.

Reforce a hidratação

Esta é uma das mais importantes dicas de saúde para o verão. Quando as temperaturas sobem, o corpo começa a se proteger do calor intenso produzindo mais suor. Para compensar essa maior perda de líquido, é essencial beber mais água durante o verão. Outras bebidas também acabam colaborando para a hidratação do corpo, mas fique atento às escolhas. Além da água mineral, escolha opções saudáveis para a sua hidratação, como a água de coco, água saborizada com frutas, chás naturais gelados, além de caprichar no consumo de vegetais e frutas, que também são ricos em água.

A quantidade diária de água varia de acordo com o peso e a altura de cada pessoa, mas no geral, recomenda-se beber pelo menos 2 litros de água por dia, para manter-se hidratado. Bebidas alcoólicas devem ser consumidas com moderação, já que o álcool provoca desidratação no organismo.

Capriche no filtro solar

Faça chuva ou faça sol, proteger a pele da ação dos raios ultravioleta é uma recomendação que vale para o ano inteiro. Durante o verão, a tendência a fazer atividades ao ar livre ou ficar exposto ao sol é bem maior. Portanto, o cuidado com a proteção deve ser redobrado.

De acordo com especialistas da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o protetor solar deve ser aplicado antes de ir para o sol, reaplicado ao longo do dia a cada duas horas, ou se houver muita transpiração ou contato com água. A radiação ultravioleta é mais intensa entre as 10 e 16 horas, sendo a principal responsável pelas queimaduras solares e pela vermelhidão na pele.

Portanto, aquela antiga recomendação de evitar a exposição solar nesse período é sempre válida e deve ser respeitada. Fique atento: apenas filtro solar não basta para cuidar da saúde no verão quando se fala na pele. É preciso complementar as estratégias de proteção com outros mecanismos, como usar roupas, chapéus e óculos apropriados.

Fazendo isso você evitará vários tipos de doenças de pele.

Cuide da alimentação

A alimentação no verão também pede alguns cuidados. Um dos efeitos do calor no organismo é aumentar a vasodilatação, e o resultado disso é a queda da pressão arterial, gerando a sensação de tontura e cansaço. Esses sintomas podem se acentuar quando o corpo não conta com nutrientes suficientes para manter suas funções. O efeito inibidor da fome pelo calor pode agir negativamente caso o indivíduo se mantenha em jejum prolongado. A melhor forma de contornar o problema é não pular as refeições e investir em alimentos de fácil digestão, como verduras, frutas, legumes e carnes magras.

Devido à diminuição do metabolismo basal (energia mínima gasta para manter funções vitais), em relação às necessidades do inverno, a quantidade calórica ingerida também precisa ser reduzida. O ideal é que se evite o consumo de alimentos muito gordurosos e calóricos, especialmente em locais que não tenham infraestrutura adequada e os alimentos vendidos por ambulantes. Muitos deles possuem grandes potenciais de contaminação devido ao armazenamento inadequado de molhos e cremes, e pouca higienização.

Gostou das dicas? Siga com cuidado e aproveite bem os dias sob o sol! Em meu Instagram @tarlissantos te dou dicas e também tiro dúvidas. Comentem lá nesta publicação.

Compartilhe  

últimas notícias