Diário de São Paulo
Siga-nos

Profissional dá dicas de como diminuir os sintomas da TPM com a musculação

Profissional dá dicas de como diminuir os sintomas da TPM com a musculação. - Imagem: Arquivo Pessoal
Profissional dá dicas de como diminuir os sintomas da TPM com a musculação. - Imagem: Arquivo Pessoal

Tarlis Santos Publicado em 14/09/2022, às 08h27


A TPM (Tensão Pré-Menstrual) é um problema antigo, que atinge a muitas mulheres e que acaba atingindo também os homens, de maneira indireta, pois é um período onde acontece um turbilhão de sentimentos nas mulheres e isso acaba reverberando a todos em volta. Em problema até em tão sem cura, mas que pode ser amenizado com alguns cuidados, para que sua intensidade não seja tão forte, evitando assim problemas, discussões, choros e etc.

A musculação, além de todos os benefícios conhecidos, reduz significativamente os sintomas físicos e psicológicos da TPM, desde que praticada regularmente. Durante o período que chamamos de fase Lútea, iniciamos a produção de progesterona, e é nessa fase que devemos pegar pesado no treino, porque é quando temos mais hormônios e mais força também. Essa é a hora de perder GORDURA!!!

Exercícios como alongamentos e relaxamentos são ótimos para as mulheres que possuem muita ansiedade, pois estes exercícios ajudam a normalizar a concentração da adrenalina no corpo, uma das maiores causas para o sintoma de ansiedade.

A musculação com levantamento de peso é um exercício ideal, pois aumenta a circulação de hormônios anabólicos e do neurotransmissor endorfina, que pode ajudar a reduzir drasticamente o stress, evitando que sintomas como a dor, o desconforto, o nervosismo e etc, cheguem até o sistema nervoso central. E isso é ESSENCIAL para poder controlar e amenizar os sintomas. Além disso, a prática regular de musculação pode ajudar na diminuição das cólicas menstruais.

Além de ajudar nos aspectos hormonais e de neurotransmissões, a musculação ajuda no fator dietético, pois com a pratica dela, você passa a ter uma vida mais regrada na alimentaçãoe obtém todos os benefícios dos nutrientes correto em seu organismo.

É natural que durante esse período termos a tendência de comer mais e principalmente carboidratos simples (chocolate, doce, sorvete). Nessa fase estamos vulneráveis e sensíveis devido a montanha-russa hormonal, então ficamos, feito loucas, procurado chocolate ou doce (algo que nos faça feliz) e quando comemos, temos aquela sensação de plenitude e felicidade. Isso acontece devido à liberação de serotonina, que é responsável pela “felicidade”. Porém um outro método de obter essa sensação de bem estar e aumentar a serotonina, é com a pratica de atividades físicas regulares.

Portanto ter uma alimentação adequada é super necessário também, para amenizar os sintomas de dentro para fora. Existem alguns alimentos que devemos evitar e outros que podem nos ajudar a regularizar o organismo, e agora vamos conhecer alguns destes.

Se você sofre com a TPM, procure adequar sua dieta e praticar exercícios físicos para que os sintomas passem despercebidos, mas lembre-se, exercícios devem ser praticados regularmente para que tenham efeitos, por isso não espere resultados no primeiro mês e sim com a continuidade (pelo menos 3 meses para ver resultados de ajuda contra a TPM). Se você já é praticante de exercícios, tem uma dieta equilibrada e mesmo assim sofre com os sintomas, consulte-se com um ginecologista para buscar a solução e o tratamento eficaz.

Se sentir aquele desejo incontrolável de doce ou chocolate, tente evitar, mas se mesmo assim não conseguir, prefira consumir o chocolate amargo (concentração de 70% ou mais de cacau), mas desde que seja com moderação!

Em meu Instagram @tarlissantos te dou dicas e também tiro dúvidas. Comentem lá nesta publicação.

Compartilhe  

últimas notícias