Diário de São Paulo
Siga-nos

Análise: Palmeiras tem Dérbi para esquecer com erros de Cuca e mau futebol

Se já não vinha empolgando nos últimos jogos, o Palmeiras que perdeu em casa por 2 a 0 para o arquirrival Corinthians passou a preocupar ainda mais a torcida.

Análise: Palmeiras tem Dérbi para esquecer com erros de Cuca e mau futebol
Análise: Palmeiras tem Dérbi para esquecer com erros de Cuca e mau futebol

Redação Publicado em 13/07/2017, às 00h00 - Atualizado às 10h12


Róger Guedes na lateral, Mina como centroavante… Treinador arrisca muito diante do tão organizado Corinthians. Estrelas do time, Dudu e Guerra não rendem o esperado

Se já não vinha empolgando nos últimos jogos, o Palmeiras que perdeu em casa por 2 a 0 para o arquirrival Corinthians passou a preocupar ainda mais a torcida. Nada funcionou. Mais do que o baixo rendimento dos principais jogadores, as decisões equivocadas do técnico Cuca também foram determinantes para a derrota no Dérbi. E o sonho do bicampeonato brasileiro, como o próprio técnico admitiu, acabou.

Os dois gols sofridos saíram justamente no setor em que o treinador mais mexeu. Tchê Tchê foi escalado como lateral-direito para melhorar a saída de bola e encostar em Róger Guedes no ataque. Mas, na defesa, o volante improvisado deu todo espaço do mundo para Romero acertar lindo passe para Arana. Bruno Henrique chegou atrasado e cometeu o pênalti que Jadson converteu. Veja o lance abaixo:

Formação do Palmeiras no primeiro tempo (Foto: GloboEsporte.com)

Formação do Palmeiras no primeiro tempo (Foto: GloboEsporte.com)

As duas linhas de marcação do Corinthians posicionadas na frente da área acabaram com a estratégia de Cuca. Não era novidade que o rival jogaria assim. É exatamente assim que a equipe de Fábio Carille disparou na liderança. O Palmeiras tocou a bola sem profundidade por conta da pouca mobilidade dos jogadores para abrir espaços. Tchê Tchê e Róger pararam em Romero e Arana. Guerra e Dudu, aqueles que poderiam decidir, nada fizeram. Os seguidos cruzamentos para o baixinho Willian só consagraram Pablo e Balbuena.

Cuca arriscou tudo – talvez precipitadamente – na volta do intervalo. Se faltou presença de área no primeiro tempo, o técnico colocou Borja na vaga de Bruno Henrique e fez uma troca, no mínimo, diferente. Tchê Tchê passou para a função de volante, e Róger Guedes virou lateral-direito. Assim como no primeiro tempo, as triangulações no setor não aconteceram.

Cuca coloca Róger Guedes como lateral no segundo tempo (Foto: GloboEsporte.com)

Cuca coloca Róger Guedes como lateral no segundo tempo (Foto: GloboEsporte.com)

O Palmeiras ficou novamente com a bola, cercou a área de Cássio, mas Guerra não apareceu para criar. Dudu também foi pouco acionado. As bolas levantadas na direção de Borja foram facilmente cortadas pela defesa ou pelo goleiro. O mau futebol esfriou gradativamente os mais de 39 mil alviverdes presentes na arena.

A desorganização do Palmeiras permitiu que o Corinthians liquidasse o clássico ainda aos 19 minutos. Tchê Tchê não acompanhou, Mina ficou pelo caminho, e Arana chutou sem chances para Prass. Veja o gol abaixo:

Gol do Corinthians! Arana recebe de Romero e amplia, aos 19' do 2º tempo

Gol do Corinthians! Arana recebe de Romero e amplia, aos 19′ do 2º tempo

 No desespero, Cuca ainda trocou Thiago Santos por Keno, colocou Mina como centroavante… Nada modificou do que o time apresentava e ainda correu risco desnecessário de sofrer uma derrota ainda maior para o grande rival.

Após o jogo, o treinador admitiu que não tem mais chances de ser campeão brasileiro. E o Palmeiras precisará jogar muito mais para avançar na Libertadores e na Copa do Brasil.

Compartilhe