Diário de São Paulo
Siga-nos
Saúde

Gripe aviária: São Paulo declara estado de emergência zoossanitária

A publicação da medida de 180 dias aconteceu no Diário Oficial da União nesta terça-feira (15)

O governador de SP declarou o estado de emergência zoossanitária por causa da gripe aviária. - Imagem: reprodução I Freepik
O governador de SP declarou o estado de emergência zoossanitária por causa da gripe aviária. - Imagem: reprodução I Freepik

Juliane Moreti Publicado em 15/08/2023, às 17h30


Nesta terça-feira (15), o governador de São Paulo, Tarcísio Freitas (Republicanos) declarou o estado de emergência zoossanitária por causa da gripe aviária (H5N1).

A medida que vale por 180 dias foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) ainda no mesmo dia, desde que os primeiros casos em aves estavam sendo monitorados. 

De acordo com informações do portal G1, a secretaria estadual de Agricultura e Abastecimento disse ter atendido um pedido do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). 

Lembrando que o estado de emergência zoossanitária é declarado quando há o risco que a doença se espalhe rapidamente entre os animais, sendo uma forma de antecipar o surto e poder agir mais rápido em relação aos processos de combate. 

Com isso, a medida não apresenta ainda alerta sobre as vidas humanas, embora todas as proteções sejam sim necessárias porque os indivíduos podem contrair a gripe aviária

A partir do momento em que o estado declara estado de emergência zoossanitária, ele passa a ter acesso a algumas facilidades previstas no decreto do Ministério da Agricultura, como acesso a fundo de R$ 200 milhões para trabalhar no controle e prevenção da gripe aviária'', explica a diretora do Sindicato Rural do município de Bastos (SP), Cristina Nagano. 
Compartilhe  

últimas notícias