Diário de São Paulo
Siga-nos

Pacientes que tiveram alta após Covid aprendem a cultivar horta no Hospital das Clínicas de SP

Pacientes que tiveram Covid-19 e estão em recuperação de sequelas estão aprendendo a cultivar uma horta no Hospital das Clínicas, na região central da capital

Pacientes que tiveram alta após Covid aprendem a cultivar horta no Hospital das Clínicas de SP
Pacientes que tiveram alta após Covid aprendem a cultivar horta no Hospital das Clínicas de SP

Redação Publicado em 11/11/2021, às 00h00 - Atualizado às 14h34


Pacientes que tiveram Covid-19 e estão em recuperação de sequelas estão aprendendo a cultivar uma horta no Hospital das Clínicas, na região central da capital paulista.

É um projeto da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) para que pacientes que já tiveram alta do Hospital das Clínicas comam de forma mais saudável, usem o cultivo como forma de terapia e aprendam a fazer uma horta em casa, o que pode inclusive gerar renda.

A horta é toda cultivada em canteiros sobre a laje e fica no quintal do prédio centenário da Avenida Doutor Arnaldo, na região central. Há dezenas de espécies de temperos e verduras, além de flores para cultivo ornamental e até as comestíveis, como a capuchinha.

O microempresário Valdir Ruscinc fez nesta quinta-feira (11) sua primeira aula prática. Ele pegou Covid-19 há um ano e meio e ficou com várias sequelas depois de 22 dias de internação. Agora, está em recuperação.

“Eles me deram uma oportunidade de ver na prática como se faz uma plantação, como se faz uma alimentação saudável colhida por você”, afirma ele, confirmando que isso “eleva o astral”.

O projeto é de um grupo de pesquisa da faculdade, formado por estudantes e professores. Eles convidaram 60 pacientes que tiveram alta do Hospital das Clínicas para participar, muitos com sintomas respiratórios, cardíacos e psicológicos, como depressão, de acordo com a professora Kelly Cristina Stefani.

“Esses pacientes estão aprendendo a plantar alguma coisa que podem plantar em casa, para sua própria alimentação. Recuperação sem medicamento e também terapia mexendo na terra, na planta, manual, e também na mente para aliviar o estresse todo desse período pós Covid”, afirma.

Cada paciente fica uma manhã na horta. Com a nutricionista Larissa Santos, eles aprendem sobre a importância de se alimentar bem depois da doença. E para plantar direito também tem aula básica de cultivo de mudas com a jardineira urbana Michelle Giosa.

Pacientes de Covid cultivam horta durante recuperação no Hospital das Clínicas, na região central da capital paulista — Foto: Reprodução/TV Globo

Pacientes de Covid cultivam horta durante recuperação no Hospital das Clínicas, na região central da capital paulista — Foto: Reprodução/TV Globo

Depois, levam para casa um vaso de planta para continuarem cultivando. Por seis meses, eles serão acompanhados por telemedicina, de acordo com a estudante de medicina Marcella Gutierre.

“Aqui eles têm uma parte de aula que é de alimentação saudável. Então, como eles podem incluir isso no dia a dia, sem que impacte muito na renda deles, porque muitos tiveram o comprometimento da renda com a pandemia, né”, afirma.

“[Eles a´prendem] De que forma pode substituir os temperos para usar menos sal, porque muitos têm diabetes. Então eles têm uma aula de alimentação saudável e como fazer o cultivo da mini horta em casa”, completa.

O estudo com os resultados desse projeto piloto vai ser conhecido em janeiro, quando a Faculdade de Medicina da USP pretende apresentar ao governo do estado um projeto de saúde que possa ser estendido a todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

A ideia é que os pacientes aprendam a se alimentar bem a um custo menor e que façam, inclusive da horta, uma possibilidade de renda para a família.

Marcos Alves ficou 40 dias internado, 21 na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). No ano passado, ele perdeu o emprego e um irmão por causa da doença. Agora, ele está empolgado com a aula na horta.

“Mexer um pouco com a mente da gente, ocupar o tempo, né. E é bom também para a saúde”, afirma ele, confirmando que quer fazer uma horta em casa.

A capital tem 1.539.686 casos confirmados de Covid-19 do ano passado até agora, de acordo com a Secretaria Municipal da Saúde.

.

.

.

.

G1

Compartilhe