Diário de São Paulo
Siga-nos
Varíola dos macacos

Número de casos de varíola dos macacos dobra no Brasil; confira quantos estão infectados

O país já ocupa o terceiro lugar em número de casos no ranking mundial

Número de casos de varíola dos macacos dobra no Brasil; confira quantos estão infectados - Imagem: reprodução Instagram
Número de casos de varíola dos macacos dobra no Brasil; confira quantos estão infectados - Imagem: reprodução Instagram

Vitória Tedeschi Publicado em 25/08/2022, às 14h39


Até a última quarta-feira (24), o Ministério da Saúde confirmou 4.144 casos de varíola dos macacos, também conhecida como monkeypox,e uma morte no país.

Além do alto número, o que chama a atenção é que o número de casos dobrou em apenas 19 dias,o que aponta para o avanço da doença pelo Brasil.

O país é o maior no número de infectados na América Latina e o terceiro no ranking mundial, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da Espanha, de acordo com o site "Our World in Data", que monitora os casos da doença no mundo todo. 

Além dos 4.144 casos confirmados, também existem 4.653 casos suspeitos em território nacional.

Com 2.640 infectados, apenas em São Paulo,o estado lidera em número de casos do Brasil, o equivalente a 63,7% do total.

Rio de Janeiroocupa o segundo lugar, com 508 (12,2%), e Minas Geraisregistra 221 (5,3%). Dessa forma, a Região Sudeste concentra mais de oito em cada dez infectados em todo o Brasil.

Dentre todos os casos da varíola dos macacos pelo país, apenas três estados não registraram infecctados: Amapá — o único a não ter casos suspeitos —, Rondônia e em Sergipe até o momento.

O Ministério da Saúde anunciou a compra de50 mil doses de vacina para profissionais de saúde e pessoas que tiveram contato com infectados.

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), escritório da OMS nas Américas, fechou acordo com a fabricante Bavarian Nordic, da Dinamarca, por meio meio um fundo rotatório na última quarta-feira (24).

Varíola dos Macacos:

Vale lembrar que a transmissão do vírus da Varíola dos Macacosnão é transmitida pelos macacos.

Ela se dá exclusivamente pelo contato entre pessoas, portanto, é necessário reforçar medidas de proteção, como higiene frequente das mãos, uso de preservativo em relações sexuais e máscara de proteção.

Em caso de presença de bolhas e rupturas na pele, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima.

Os animais estão sofrendo agressões, o que configura-se como violência contra animais passível de detenção de 3 meses a 1 ano e multa, além do aumento de um sexto a um terço nos casos da morte do animal.

Compartilhe  

últimas notícias