Diário de São Paulo
Siga-nos
Meteorologia

Sudeste aguarda a chegada do calor e região Nordeste se prepara para pancadas de chuva; veja previsão

Algumas regiões terão temperaturas amenas e baixa umidade do ar

Diversos locais do Brasil devem enfrentar calor e dias sem nuvens - Imagem: Freepik
Diversos locais do Brasil devem enfrentar calor e dias sem nuvens - Imagem: Freepik

Mateus Omena Publicado em 23/08/2022, às 12h22


Os termômetros devem alcançar níveis altos em diversas regiões do Brasil nesta semana, apesar do amanhecer ainda ser um pouco frio no centro-sul. Neste ritmo, a umidade do ar também sofrerá queda e a amplitude térmica deve aumentar.

Segundo o site Climatempo, a mudança é provocada pelo expressivo afastamento do ar frio de origem polar. Diante deste cenário, predomina sobre o país uma grande massa de ar seco e muitos estados não apresentam céus nublados.

Por outro lado, é notada a formação de nuvens carregadas na Região Norte e no litoral do Rio Grande do Norte e da Paraíba. O fenômeno também está se desenvolvendo em outras áreas do leste do Nordeste. Mesmo assim, os índices de chuvas para esses locais são baixos.

Sol e chuva em diversos locais


A região Sul terá temperatura elevada e sol forte nesta terça-feira (23), apesar dos termômetros terem despencado pela manhã. Estima-se que os próximos dias permaneçam nestas condições.

Nos três estados, o frio do amanhecer pode ser o responsável pela formação de nevoeiros. Enquanto que nos litorais do Paraná e de Santa Catarina, os dias podem ser marcados com nuvens carregadas e chuvas a qualquer hora. Já no oeste e sudoeste do Rio Grande do Sul, há previsão de pancadas de chuva à tarde e à noite.

Para a Região Sudeste, o dia será de sol forte e calor à tarde em todos os estados. Mesmo assim, deve chover no litoral do Espírito Santo e no litoral norte do estado do Rio de Janeiro.

A terça-feira vai ser de muito sol e ar seco para a Região Centro-Oeste. Em muitos municípios, as temperaturas ficarão amenas, mas isso deve mudar a partir da tarde, quando o ar esquentar rapidamente e fazer calor.

No Norte do país, o sol aparece forte e o tempo fica seco em grande parte da Região. Pancadas de chuva com raios podem ocorrer em municípios do norte do Amazonas e do Pará, em Roraima e no Amapá.

Já no Nordeste, o dia será marcado pelo calor e baixa umidade do ar, especialmente no interior da Bahia, do Piauí e Maranhão. Enquanto que o interior do Ceará terá o céu nublado.

No entanto, há previsão de pancadas de chuva no litoral norte do Nordeste, assim como no litoral leste do Rio Grande do Norte, no litoral da Paraíba e de Pernambuco. Há possibilidade de períodos com sol e temporal no interior do Rio Grande do Norte, no agreste e zona da mata da Paraíba e de Pernambuco, em Alagoas, Sergipe e no litoral da Bahia.

Compartilhe  

últimas notícias