Diário de São Paulo
Siga-nos
Imunizante

Nova vacina contra Mpox é pré-qualificada pela OMS

É a primeira vacina a fazer parte da lista de insumos pré-qualificados da organização

É a primeira vacina a fazer parte da lista de insumos pré-qualificados da organização - Imagem: Reprodução / Ari Dias / AEN
É a primeira vacina a fazer parte da lista de insumos pré-qualificados da organização - Imagem: Reprodução / Ari Dias / AEN

Gabriela Thier Publicado em 13/09/2024, às 15h00


Nesta sexta-feira (13), a vacinacontra a mpox criada pela farmacêutica Bavarian Nordic foi pré-qualificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Esta é a primeira vacina contra a doença a fazer parte da lista de insumos pré-qualificados da organização.

“A aprovação da pré-qualificação deve facilitar o acesso ampliado e oportuno a um insumo essencial em comunidades com necessidades urgentes, para reduzir a transmissão e ajudar a conter surtos. Precisamos agora intensificar urgentemente a aquisição, as doações e a distribuição, para garantir acesso equitativo às doses onde elas são mais necessárias, juntamente a outras ferramentas de saúde pública, no intuito de prevenir infecções, interromper a transmissão e salvar vidas”, disse em nota a OMS.

Foi afirmado também que a vacina pode ser administrada a indivíduos com 18 anos ou mais em duas doses, com intervalo de quatro semanas entre elas. Podendo ser mantida por até oito semanas a uma temperatura de 2 a 8 graus Celsius.

Compartilhe