Diário de São Paulo
Siga-nos
Calor Extremo

Golpe de Calor é mais perigoso que insolação; como se proteger?

Golpe de calor pode matar em até 24 horas, sendo mais letal que a insolação

Golpe de calor pode matar em até 24 horas, sendo mais letal que a insolação - Imagem: Reprodução/Freepik
Golpe de calor pode matar em até 24 horas, sendo mais letal que a insolação - Imagem: Reprodução/Freepik

Ana Rodrigues Publicado em 25/09/2023, às 07h40


Quem fica muito tempo exposto ao sol corre o risco de sofrer umainsolaçãoe, ainda pior que isso, quem se esforça muito em ambientes quentes pode sofrer até um golpe de calor, mas qual é a diferença? 

Segundo o Viva Bem do UOL, muito sol na região do pescoço e da cabeça pode levar a insolação. Onde, as meninges e o tecido cerebral ficam irritados, devido o superaquecimento que pode causar a meningite asséptica uma inflamação das meninges que não é causada por bactérias. O primeiro sintoma geralmente é dor de cabeça, a cabeça fica quente e vermelha, o pescoço dói, podem ocorrer cansaço, náuseas e vômitos, também tonturas. A temperatura corporal de um paciente com insolação geralmente não é elevada, mas sim, baixa. 

Quem for afetado com isolação deve imediatamente ser levado para um ambiente fresco e deitado de costas, para que possa se recuperar o mais rápido possível. A cabeça e a parte superior do corpo devem ficar um pouco mais elevadas. Toalhas frias e molhadas ajudam a resfriar áreas do corpo como o pescoço. Além disso,  caso o paciente esteja consciente, deve beber muita água, para que o equilíbrio hídrico volte ao nível normal.

Até que os sintomas desapareçam, é recomendado que se fique deitado. Em casos mais graves podem ocorrer vômitos intensos, confusão mental e até mesmo perda da consciência. Um médico deve ser consultado, também para evitar que a insolação progrida para um golpe de calor.

Já o golpe de calor é muito mais perigoso que a insolação. Ele pode acontecer por exposição direta ao sol ou por esforço físico excessivo num ambiente quente. O corpo acaba absorvendo mais calor do que consegue liberar devido à alta temperatura externa. A temperatura corporal pode subir até 41ºC em apenas 10 ou 15 minutos. Esse superaquecimento agudo desencadeia uma resposta inflamatória em todo o corpo.

O sistema de regulação da temperatura corporal pode ser desativado, onde por exemplo, o corpo falha na produção de suor e o corpo acumula o calor. O golpe de calor pode ser fatal, os sintomas podem incluir, problemas de consciência, dores de cabeça, tonturas e sonolência, além de convulsões, vômitos, diarreia e baixa pressão arterial. 

Um golpe de calor se desenvolve entre uma e seis horas e pode acarretar morte em 24 horas, caso não se tome medidas. Em idosos, pessoas com doenças crônicas e crianças, o golpe de calor ocorre devido à combinação de altas temperaturas e grave deficiência de líquidos e eletrólitos. Já em adultos saudáveis, esforço físico excessivo, como prática esportiva ou trabalho ao ar livre, geralmente é a principal causa.

Nos primeiros sinais, deve-se chamar o serviço de emergência. O corpo precisa ser resfriado o mais rápido possível, o paciente deve ser transferido para um local fresco e, se possível, ingerir líquidos. Roupas supérfluas devem ser retiradas. 

Se a pessoa estiver inconsciente, mas respirando normalmente, ela deve ser colocada em posição lateral de segurança, até a chegada do serviço de emergência. A respiração e a consciência devem ser verificadas regularmente. Se a respiração não é normal, é preciso iniciar medidas de reanimação. 

Para evitar a insolação ou o golpe de calor, o ideal é não pegar sol demais, proteger a cabeça com um chapéu claro (porque as cores claras refletem calor), evitar a exposição ao calor extremo e beber bastante água. Um adulto precisa de pelo menos meio litro de água adicional em dias quentes. 

Compartilhe  

últimas notícias