Diário de São Paulo
Siga-nos
Transplantes no RJ

Centro de Transplantes do RJ alerta que pacientes busquem atendimento imediato

Notificação foi realizada devido a seis pacientes testarem positivo para HIV, após erro laboratorial

Centro de Transplantes do RJ alerta que pacientes busquem atendimento imediato - Imagem: Reprodução / Freepik
Centro de Transplantes do RJ alerta que pacientes busquem atendimento imediato - Imagem: Reprodução / Freepik

William Oliveira Publicado em 13/10/2024, às 08h31


O Centro Estadual de Transplantes do Rio de Janeiro emitiu, na última sexta-feira (11), uma orientação para que pacientes submetidos a transplantes recentes no estado procurem assistência médica. A medida foi tomada após a identificação de pelo menos seis casos de pacientes que testaram positivo para HIV, decorrentes de transplantes de órgãos provenientes de dois doadores diferentes. O incidente ocorreu devido a um erro de um laboratório contratado pelo governo estadual, sob a gestão de Cláudio Castro.

No momento, os pacientes foram orientados a procurar seus médicos caso apresentem qualquer reação adversa, já que o Centro Estadual de Transplantes não descarta a possibilidade de mais pessoas terem sido afetadas pela falha do laboratório PCS-Saleme.

Em resposta ao incidente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) descobriu que o laboratório não possuía os kits necessários para realizar exames de sangue e também não apresentou documentos comprovando a compra desses materiais. Isso levantou suspeitas sobre a validade dos testes, sugerindo que os resultados podem ter sido manipulados.

O laboratório PCS-Saleme recebeu quase R$ 20 milhões em pagamentos da Fundação Saúde do Rio de Janeiro. Um dos sócios é Matheus Sales Teixeira Bandoli Vieira, parente do ex-secretário estadual de Saúde e atual deputado federal Dr. Luizinho. Este último, líder do Partido Progressista na Câmara dos Deputados, deixou o cargo na Secretaria de Saúde em 2023, mas ainda exerce influência tanto sobre a pasta quanto sobre a Fundação Saúde.

Compartilhe