Diário de São Paulo
Siga-nos
Temperatura

Nova onda de calor atinge São Paulo: Inmet emite alerta laranja

Temperaturas sobem até 5°C acima da média, com risco à saúde da população

Nova onda de calor atinge São Paulo: Inmet emite alerta laranja - Imagem: Reprodução/Freepik
Nova onda de calor atinge São Paulo: Inmet emite alerta laranja - Imagem: Reprodução/Freepik

Gabrielly Bento Publicado em 14/06/2024, às 12h42


Uma nova onda de calor chegou nos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná a partir da última quinta-feira (13), elevando as temperaturas em até 5°C acima da média para a época do ano.

Segundo o UOL, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para a região, devido aos riscos à saúde da população, especialmente grupos vulneráveis como idosos, crianças, pessoas com doenças crônicas e grávidas. Essa temperatura pode durar de três a cinco dias.

“Esse fenômeno é chamado anticiclone e mantém uma massa de ar quente nessas regiões mais afetadas, com umidades baixas nos períodos mais quentes. Está associado ao risco à saúde, podendo ocasionar problemas respiratórios, dores de cabeça e náuseas. De acordo com a OMS [Organização Mundial da Saúde], umidades abaixo de 25% já podem aumentar o risco desses sintomas”, explicou Andrea Ramos, meteorologista do Inmet.

Ainda de acordo com o UOL, na cidade de São Paulo, as áreas que estão mais impactadas incluem as regiões de Bauru, Araçatuba, Assis, Presidente Prudente e Ourinhos, entre outras. Nessas localidades, as temperaturas devem ficar acima do normal.

Conforme informações da Climatempo, em Bauru, a temperatura máxima esperada é de 30ºC, enquanto em Presidente Prudente, deve chegar a 32ºC.

Compartilhe  

últimas notícias