Diário de São Paulo
Siga-nos
Operação Baixas Temperaturas

Prefeitura de São Paulo intensifica ações contra o frio com oferta de comida, cobertores e serviços de acolhimento

'Operação Baixas Temperaturas' oferece suporte para população em situação de rua durante o inverno

Prefeitura de São Paulo intensifica ações contra o frio com oferta de comida, cobertores e serviços de acolhimento - Imagem: Reprodução/Prefeitura de São Paulo
Prefeitura de São Paulo intensifica ações contra o frio com oferta de comida, cobertores e serviços de acolhimento - Imagem: Reprodução/Prefeitura de São Paulo

Gabrielly Bento Publicado em 28/05/2024, às 09h41


A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), intensificou as ações para auxiliar a população em situação de rua durante o inverno deste ano.

A iniciativa, denominada "Operação Baixas Temperaturas (OBT)", visa garantir proteção e bem-estar aos mais vulneráveis, oferecendo desde refeições e bebidas quentes, cobertores e até serviços de acolhimento e encaminhamento para a rede socioassistencial.

Segundo o Metrópoles, a operação tem início quando os termômetros registram 13°C ou quando a sensação térmica atinge esse valor. O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) informa que uma frente fria trará chuvas generalizadas, rajadas de vento e queda na temperatura para em São Paulo nos próximos dias.

As tendas da OBT estão instaladas em cinco diversos pontos da cidade, com funcionamento das 18h à 0h. Nesses locais, as pessoas em situação de rua encontram um espaço para se proteger do frio, além de receberem refeições quentes, bebidas, cobertores e kits de higiene pessoal.

Profissionais capacitados estão presentes nas tendas para realizar o atendimento social, incluindo a identificação de necessidades individuais, encaminhamento para os serviços da rede socioassistencial, como abrigos, Centros de Acolhida Especializados (CAE) e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

As equipes também verificam a situação vacinal dos acolhidos e, quando necessário, orientam e facilitam o acesso à imunização contra a Covid-19 e outras doenças.

Confira os endereços das tendas:

  • Região Central – Praça da República e Praça Marechal Deodoro;
  • Região Sul – Santo Amaro (Praça Floriano Peixoto, nº 54) e Capela do Socorro (Praça José Boemer Roschel);
  • Região Norte – Santana (Praça Heróis da FEB, s/n) e Vila Maria (Praça Novo Mundo);
  • Região Leste – Guaianases (Praça Presidente Getúlio Vargas, s/n), Itaquera (Rua Gilberto Gomes Mota, acesso à Avenida Jacu-Pêssego lado direito) e Mooca (Praça Cid José da Silva Campanella);
  • Região Oeste – Lapa (Rua do Curtume, s/n – esquina com Guaicurus).
Compartilhe  

últimas notícias