Diário de São Paulo
Siga-nos
Distrito Federal

Criança fica em estado grave depois de ser obrigada a comer lagartixa por madrasta

A criança precisou ser hospitalizada e a 2ª DP da região investiga a situação

A criança precisou ser hospitalizada e a 2ª DP da região investiga a situação - Imagem: Reprodução/Freepik
A criança precisou ser hospitalizada e a 2ª DP da região investiga a situação - Imagem: Reprodução/Freepik

Ana Rodrigues Publicado em 14/11/2023, às 09h12


No último sábado (11), uma criança de 11 anos deu entrada em um hospital público de Formosa, no Entorno do Distrito Federal, com grave infecção no estômago após comer uma lagartixa morta. A internação foi cerca de seis dias após o menino ter sido "obrigado" pela madrasta a engolir o animal.

Segundo o Metrópoles, a mãe do pequeno informou que tudo aconteceu durante o fim de semana de 4 e 5 de novembro, data em que a criança ficou na casa do pai. Ainda segundo ela, a madrasta do filho e a atual sogra do ex-marido dela mataram a lagartixa e obrigaram o menor a comer o bicho.

Elas contaram ao meu filho que tinham o costume de comer lagartixas no passado e que nada aconteceu. Então, mataram uma [lagartixa] e o obrigaram a comer. Isso no domingo (5/11). No dia seguinte, meu menino começou a passar muito mal. Foi aí que ele contou para minha avó o que tinha acontecido. Ele perguntou se ela [avó] já havia comido lagarto e disse que desde que ingeriu um, começou a passar muito mal", declarou a mãe.

A mulher ainda disse que, a informação passada pelo filho foi confirmada pelo pai da criança em conversas no WhatsApp. Nos diálogos, o homem contou que não estava no momento em que o caso aconteceu. Ele havia saído e deixado o menino sob cuidados da companheira e da atual sogra.

A mãe ainda narrou que o resultado da "irresponsabilidade da dupla" causou vômitos incessantes na criança ao longo da semana, motivo pelo qual a família procurou uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Após a consulta, no entanto, a família foi "mandada" de volta para casa. O mesmo comportamento das equipes da saúde se repetiu uma segunda vez.

Com piora significativa do garoto, a mãe insistiu em um atendimento, dessa vez, em um hospital. Lá, a criança foi diagnosticada com grave infecção intestinal e precisou ser internada, em estado grave.

O menino passou por acompanhamento, exames e procedimentos que impedissem uma piora no quadro. Diante da negligência da madrasta e da mãe dela, um boletim de ocorrência foi registrado.

A 2ª Delegacia de Polícia de Formosa investiga o caso. Se condenada, a dupla responderá no âmbito do artigo 132 do Código Penal, que diz respeito a expor a vida ou a saúde de alguém a perigo direto e iminente. A pena chega a 1 ano de prisão se o fato não constituir crime mais grave.

Compartilhe  

últimas notícias