Novas UPA’s estão previstas em regiões como Butantã, Vila Maria Baixa, Jardim Helena e Santo Amaro
Vitória Tedeschi Publicado em 25/10/2023, às 10h20
A Prefeitura de São Paulo, que tem se mostrado cada vez mais empenhada com um acesso à saúde de qualidade pela população, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), segue investindo na ampliação da rede municipal de saúde com a entrega de novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
A capital paulista conta com 24 unidades em funcionamento. Desde 2021, foram entregues 10 UPA’s. A última unidade, que foi inaugurada pela Prefeitura no dia 25 de agosto deste ano, tem o potencial de beneficiar mais de 300 mil pessoas da região do Carrão, na Zona Leste da cidade, que passaram a contar com um novo equipamento de saúde.
Com a UPA III Carrão - Vereador Masataka Ota, que funciona 24 horas por dia todos os dias da semana, a população agora tem à sua disposição um total de 24 UPAs, sendo três delas apenas na região leste da capital. A meta é inaugurar mais dezessete unidades até o fim do ano que vem. O nome da unidade é uma homenagem ao vereador Masataka Ota, que muito se empenhou para que a UPA fosse uma realidade no bairro. Infelizmente, ele faleceu antes de sua inauguração.
De acordo com a Prefeitura, para a construção da UPA Carrão, foram investidos mais de R$14 milhões. O local tem a capacidade de realizar aproximadamente 15 mil atendimentos por mês e a unidade visa concentrar os atendimentos de saúde de complexidade intermediária, compondo uma rede em conjunto com a Atenção Básica, Atenção Hospitalar, Atenção Domiciliar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que contará com uma base no local e duas ambulâncias.
A 24ª UPA de São Paulo conta com 11 consultórios médicos, 7 leitos de emergência, 14 de observação adulto, 4 leitos de observação infantil e dois de observação em isolamento. Também há duas salas de avaliação de risco, sala de raio-X, gesso, medicação, sala para coleta de exames, outra para assistência social, consultório odontológico, além de vestiários e refeitórios para funcionários.
Além disso, no local, os pacientes ainda têm o apoio de 385 profissionais, dentre eles:
Em suma, com custeio Prefeitura de SP inaugura mais uma UPA na cidade; unidade na Zona Leste vai beneficiar 300 mil pessoas mensal de R$ 5,1 milhões, a UPA oferece serviços de raio-X, eletrocardiograma, odontologia, laboratório de exames e leitos de observação adulto e infantil para pacientes acometidos por quadros agudos de natureza clínica, e primeira intervenção para os casos cirúrgicos e de traumatologia.
Este conteúdo foi feito em parceria com a Prefeitura de São Paulo. Para conferir a série de publicações sobre os principais temas da cidade, acesse o PDF do Diário de S.Paulo impresso - clicando neste link.
Leia também
ONLYFANS - 7 famosas que entraram na rede de conteúdo adulto para ganhar dinheiro!
João Guilherme não aguenta mais e abre o jogo sobre sua sexualidade
Arrasta Para Cima: maior evento digital do Brasil movimenta SP nos próximos dias; veja detalhes
VÍDEO - Shay derruba toalha e mostra tudo em 'A Fazenda 15'
IMAGENS FORTES - mulher agoniza até a morte após cair nas mãos de quem ela queria distância
PUBLICIDADE LEGAL - 01/12/2023
Possível volta? Simone e Simaria se reencontram depois de meses separadas; veja vídeo
Leo Dias se manifesta depois de ser exposto em vídeo: ''Não sou celebridade''
São Paulo: criminosos explodem agências bancárias em Paraibuna
Suposta filha de Leonardo explica motivo de ter desistido de comprovar a paternidade