Diário de São Paulo
Siga-nos
Perigo!

Casos de vírus fatal tomam conta da Flórida e assustam autoridades; saiba mais

A nova doença tem um grande potencial de colocar o Disney World em risco

Casos de vírus fatal tomam conta da Flórida e assustam autoridades; saiba mais - Imagem: reprodução Canva
Casos de vírus fatal tomam conta da Flórida e assustam autoridades; saiba mais - Imagem: reprodução Canva

Vitória Tedeschi Publicado em 21/08/2023, às 11h44


O Departamento de Saúde da Flórida colocou dois condados sob alerta de doenças transmitidas por insetos, após cinco casos de dengue serem constatados nos condados de Broward e Miami-Dade em menos de um mês.

De acordo com a CNN Health, ao todo, foram 11 casos da doença até agora em 2023 - dois no Condado de Broward e nove no Condado de Miami-Dade. Além de outros 204 casos associados a viagens, ou seja, pessoas que viajaram e voltaram infectadas.

Vale citar que, quatro destes casos adquiridos localmente foram relatados nos condados de Broward e Miami-Dade apenas entre os dias 30 de julho e 5 de agosto.

Ainda de acordo com o Departamento, embora anteriormente presente na Flórida, o vírus foi eliminado dos Estados Unidos há várias décadas. Desde então, um número menor de casos foi relatado anualmente em indivíduos com histórico recente de viagem para um país endêmico [exclusivo de determinada região] de dengue.

Até 2009, não havia relatos de dengue adquirida na Flórida desde 1934. No entanto, em meados de 2009 e 2010, um surto de dengue foi identificado em Key West, quando um total de 22 pessoas foram identificadas com a doença. Em 2010, 66 casos de dengue associados a Key West foram relatados na Flórida.

Agora, um novo surto parece estar chegando ao local, o que preocupa as autoridades, a população e os turistas que planejam visitar o estado.

Há algumas evidências de que o estilo de vida dos Estados Unidos, como o uso de ar-condicionado e janelas com tela, além de passar mais tempo em ambientes fechados, pode nos proteger de grandes surtos", afirma o Flórida Health.

Disney e o possível surto

Além da preocupação com a saúde, vale citar que a crescente de casos da doença fatal nas proximidades do famoso Walt Disney World Resort, também pode prejudicar o parque e gerar um prejuízo financeiro parecido com o que o local enfrentou na época da pandemia da Covid-19.

De acordo com o Inside The Magic, durante a pandemia, que causou o fechamento mais longo da história do Walt Disney World Resort, a empresa acabou sofrendo uma grande perda financeira, que ainda está tentando reconstruir.

No entanto, como o novo vírus encontrado na Flórida essa reconstrução pode estar em risco. Já que, os visitantes do parque podem cancelar suas viagens com medo de que eus planos de férias possam colocá-los em perigo.

O que é a dengue?

florida-virus-fatal
A dengue é uma doença infecciosa causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti / Imagem: reprodução Freepik

De acordo com a Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde, a dengue é uma doença febril transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Ela pode se apresentar de forma mais leve ou grave, dependendo de alguns fatores, entre eles: o vírus envolvido, infecção anterior pelo vírus da dengue e fatores individuais como doenças crônicas (diabetes, asma brônquica, anemia falciforme).

O infectado pela dengue pode apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas ou até mesmo não apresentar qualquer sintoma. O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes podem indicar um sinal de alarme para dengue hemorrágica. Esse é um quadro grave que necessita de imediata atenção médica, pois pode ser fatal.

É importante procurar orientação médica ao surgirem os primeiros sintomas, pois as manifestações iniciais podem ser confundidas com outras doenças, como febre amarela, malária ou leptospirose e não servem para indicar o grau de gravidade da doença.

Além disso, vale citar que, em todo o mundo, até 400 milhões de pessoas são infectadas com dengue a cada ano, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, tornando-o o vírus mais comum transmitido por mosquitos.

Sobre a melhor maneira de se previnir, ainda de acordo com o MS, é indicado sempre combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

Compartilhe  

últimas notícias