Diário de São Paulo
Siga-nos
SAÚDE CARDIOVASCULAR

Cardiologista revela qual é o melhor queijo para saúde do coração; confira

O cardiologista afirmou que existe uma opção de queijo em específico que pode ser benéfica ao coração

O cardiologista afirmou que existe uma opção de queijo em específico que pode ser benéfica ao coração - Imagem: Reprodução/Freepik
O cardiologista afirmou que existe uma opção de queijo em específico que pode ser benéfica ao coração - Imagem: Reprodução/Freepik

Ana Rodrigues Publicado em 11/04/2024, às 10h34


O queijo está presente em diversas receitas, e as pessoas adoram desgustar o alimento, mesmo que seja sozinho. Porém, algumas opções possuem altos níveis de gordura, sódio e são calóricas, o que pode fazer que algumas pessoas tirem o derivado do leite da dieta.

Alguns alimentos, como aqueles ricos em gordura saturada e sódio, podem aumentar o risco de doenças cardiovasculares. Por outro lado, uma dieta baseada em vegetais, rica em fibras e com baixo teor de gordura saturada pode ser benéfica para a saúde do coração", informou o cardiologista Cheng-Han Chen ao New York Post.

Segundo o Metrópoles, o cardiologista afirmou que o queijo não precisa se tornar o vilão da alimentação saudável e nem prejudicar o funcionamento do coração.

O queijo pode fazer parte de uma dieta saudável para o coração", afirmou ele.

De acordo com Chen, os queijos precisam ser comidos com moderação e as pessoas devem sempre optar por opções com pouca gordura saturada e sódio. Para o especialista, uma das melhores alternativas para a saúde do coração é a mussarela. 

É uma boa fonte de proteína e cálcio e ainda contém probióticos que podem beneficiar a saúde intestinal e imunológica", ressaltou.

Ele ainda afirmou que a mussarela tem um baixo teor de sódio e gordura saturada e é rica em cálcio, o que melhora a saúde óssea.

A mussarela fresca também tem menos gordura saturada e sódio do que outros queijos".

Porém, ele alertou para a importância de conferir a quantidade de sódio das muçarelas nos rótulos, porque o teor do mineral pode variar.

É uma boa ideia evitar mussarelas com muito sódio, pois isso pode aumentar a pressão arterial, entre outros efeitos", afirmou.

Chen ainda reforçou que, para manter a saúde do coração, é importante evitar o consumo de queijos altamente processados e industrializados, como o cheddar e o queijo colby.

Eles tendem a ser muito ricos em gordura saturada e sódio", explicou.

Apesar de ser derivado do leite e rico em proteínas, o alimento não é a melhor forma de consumir o macro nutriente. O médico aconselhou obter proteínas e cálcio em outros alimentos como: carne magra, iogurte, feijão e folhas verdes.

E, além disso, ele indicou evitar processados e priorizar o consumo de alimentos ricos em fibras, que não tenham alto teor de gordura saturada e sódio.

Compartilhe  

últimas notícias